Hemocentro de Goiás faz apelo por doações de sangue diante da queda nos estoques
Redução de 18% no volume disponível e a proximidade do Carnaval acendem alerta na rede que atende 223 unidades de saúde em todo o estado
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), chamou a atenção da população para a situação delicada dos estoques de sangue da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo). Atualmente, há escassez principalmente dos tipos sanguíneos negativos — O−, A−, B− e AB− —, o que pode afetar o atendimento prestado às 223 unidades de saúde vinculadas à rede em todo o território goiano, impactando diretamente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a diretora de Captação e Atendimento a Doadores da Rede Hemo, Daynara Vilar, o período de férias costuma provocar uma queda acentuada no comparecimento de doadores. “Somente em janeiro, registramos uma redução expressiva nas doações, resultando em um déficit médio de 18% nos estoques. Entre os tipos mais afetados estão os sanguíneos negativos, cuja reposição é mais lenta”, explica.
A situação tende a se agravar com a chegada do Carnaval. Segundo a diretora, além da diminuição natural das doações durante períodos festivos, a demanda por sangue costuma aumentar. “O crescimento do fluxo nas rodovias e o maior número de ocorrências de urgência e emergência elevam a necessidade por transfusões. Por isso, antes de viajar ou aproveitar as festividades, é fundamental reservar um tempo para doar sangue. Um ato simples pode salvar vidas”, reforça.
Onde doar
-
Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz (Goiânia): de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; aos sábados, das 8h às 12h.
-
Unidades no interior (Rio Verde, Catalão, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu): atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Agendamento
O agendamento pode ser realizado pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. Nas unidades de Goiânia e Rio Verde, também é possível marcar a doação de plaquetas, componente essencial no tratamento de pacientes oncológicos e de casos de dengue e covid-19.
Quem pode doar
Estão aptas à doação pessoas a partir de 16 anos, com peso mínimo de 50 kg, que estejam bem alimentadas — evitando alimentos gordurosos até três horas antes do procedimento —, tenham dormido ao menos seis horas, não estejam em jejum, não tenham consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e evitem fumar por, no mínimo, duas horas antes da doação. O intervalo entre doações é de 60 dias para homens, com até quatro doações anuais, e de 90 dias para mulheres, com limite de três por ano.
Unidade móvel
Empresas e instituições que desejarem receber a unidade móvel do Hemocentro para coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea devem garantir a participação mínima de 120 pessoas. As solicitações podem ser feitas pelo e-mail hemocentro.captacao@idtech.org.br ou pelo telefone (62) 3231-7925.
Fotos: Iron Braz
