Destaques

Basileu França Revela 45 Bailarinos na Final da Seletiva Brasileira do Youth America Grand Prix

Basileu França Revela 45 Bailarinos na Final da Seletiva Brasileira do Youth America Grand Prix

A Companhia de Dança da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França se destaca na principal competição mundial de balé e programa de bolsas de estudos sem fins lucrativos.

Nesta segunda-feira (21), em Barueri, São Paulo, a Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França participa da final da seletiva brasileira do Youth America Grand Prix (YAGP), que é reconhecida como a maior competição global de balé.

Os bailarinos que se destacarem nessa fase irão representar o Brasil na final mundial, que acontecerá em Tampa, Flórida, entre os dias 15 e 25 de abril de 2025. Os alunos da escola, que é parte do governo de Goiás, competirão nas categorias pre-competitive (9 a 11 anos), júnior (12 a 14 anos) e sênior (15 a 20 anos).

“Nossos dançarinos conquistaram 33 prêmios internacionais em competições renomadas nos últimos dois anos. Desde 2022, 22 alunos já garantiram bolsas ou contratos em instituições de balé de prestígio. Isso é resultado das políticas públicas implementadas pelo governador Ronaldo Caiado e pela primeira-dama Gracinha Caiado, que promovem Goiás como um polo de referência e transformam a vida dos goianos”, afirma José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Diferenciais do Evento

Os alunos que avançarem na seletiva brasileira e se classificarem para a final mundial chegarão aos Estados Unidos em abril, onde participarão de aulas, ensaios de palco e audições para bolsas. O festival se destaca pelo fato de que o resultado final é anunciado apenas no último dia. “Não é necessário vencer o festival para ser considerado para uma bolsa, pois ao longo do evento há aulas e audições contínuas”, explica Simone Malta, coordenadora de Dança da EFG Basileu França.

Desde sua primeira participação no YAGP em 2005, a EFG Basileu França só não esteve presente em 2020 devido à pandemia. Ao longo dos últimos 17 anos, Goiás contou com vários finalistas que conquistaram prêmios e bolsas em prestigiadas escolas e companhias de dança internacionais.

A EFG em Artes Basileu França está vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e, desde 2021, é administrada pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Botão Voltar ao topo