
Basileu França Revela 45 Bailarinos na Final da Seletiva Brasileira do Youth America Grand Prix
A Companhia de Dança da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França se destaca na principal competição mundial de balé e programa de bolsas de estudos sem fins lucrativos.
Nesta segunda-feira (21), em Barueri, São Paulo, a Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França participa da final da seletiva brasileira do Youth America Grand Prix (YAGP), que é reconhecida como a maior competição global de balé.
Os bailarinos que se destacarem nessa fase irão representar o Brasil na final mundial, que acontecerá em Tampa, Flórida, entre os dias 15 e 25 de abril de 2025. Os alunos da escola, que é parte do governo de Goiás, competirão nas categorias pre-competitive (9 a 11 anos), júnior (12 a 14 anos) e sênior (15 a 20 anos).
“Nossos dançarinos conquistaram 33 prêmios internacionais em competições renomadas nos últimos dois anos. Desde 2022, 22 alunos já garantiram bolsas ou contratos em instituições de balé de prestígio. Isso é resultado das políticas públicas implementadas pelo governador Ronaldo Caiado e pela primeira-dama Gracinha Caiado, que promovem Goiás como um polo de referência e transformam a vida dos goianos”, afirma José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Diferenciais do Evento
Os alunos que avançarem na seletiva brasileira e se classificarem para a final mundial chegarão aos Estados Unidos em abril, onde participarão de aulas, ensaios de palco e audições para bolsas. O festival se destaca pelo fato de que o resultado final é anunciado apenas no último dia. “Não é necessário vencer o festival para ser considerado para uma bolsa, pois ao longo do evento há aulas e audições contínuas”, explica Simone Malta, coordenadora de Dança da EFG Basileu França.
Desde sua primeira participação no YAGP em 2005, a EFG Basileu França só não esteve presente em 2020 devido à pandemia. Ao longo dos últimos 17 anos, Goiás contou com vários finalistas que conquistaram prêmios e bolsas em prestigiadas escolas e companhias de dança internacionais.
A EFG em Artes Basileu França está vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e, desde 2021, é administrada pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).