Crer recebe reconhecimento internacional pela excelência em seus serviços
A unidade do Governo de Goiás conquista a Acreditação Qmentum Internacional, tornando-se o primeiro hospital 100% SUS do Centro-Oeste a atingir essa certificação.
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) se destaca como o primeiro hospital público de Goiás e também o primeiro hospital 100% SUS do Centro-Oeste a receber a Acreditação Qmentum Internacional. O anúncio oficial ocorreu nesta semana, destacando a qualidade dos serviços prestados à população. A unidade é administrada pela organização social Agir e supervisionada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).
A Acreditação Qmentum é um processo voluntário de avaliação externa, realizado por uma organização independente, que verifica periodicamente o cumprimento de padrões de qualidade na prestação de serviços. O Crer alcançou o nível Diamond, o mais alto dentro dessa metodologia, sendo uma das 13 unidades hospitalares públicas no Brasil a obter essa distinção.
Luiz Carlos Sampaio, diretor-geral do Crer, enfatizou o papel pioneiro da unidade na busca pela excelência. “Agora, o Crer faz parte de um seleto grupo de instituições internacionais. Temos o compromisso de aprimorar continuamente os serviços, sempre à frente em acreditações de relevância nacional. A Qmentum, com seus padrões internacionais, coloca o paciente no centro do cuidado e valoriza a governança profissional”, afirmou.
De acordo com Josenei Skorek, gerente de qualidade do Crer, o processo para alcançar a certificação foi desafiador, mas bem-sucedido. Ela relatou que, normalmente, a certificação leva até dois anos para ser conquistada, mas o Crer conseguiu obtê-la em um ano e quatro meses. “Implementamos cinco manuais com os requisitos exigidos e tivemos o desafio de engajar toda a equipe na implementação das Práticas Organizacionais Obrigatórias, redesenho de processos, redução de desperdícios e fortalecimento da qualidade assistencial. Foram centenas de ações e melhorias que transformaram a cultura da organização”, contou. Para ela, os resultados justificam o esforço: “Todos entenderam que os benefícios são duradouros e estão alinhados com nosso propósito de cuidar de vidas”.
A certificação traz diversos benefícios, como a integração das melhores práticas internacionais, a redução de riscos relacionados à segurança do paciente, a avaliação contínua de indicadores de desempenho e a criação de um ambiente de trabalho mais eficiente. Além disso, o foco no cuidado centrado na pessoa, incluindo paciente, família e profissional de saúde, é um dos principais legados dessa conquista.
Metodologia Qmentum
A Qmentum International é uma metodologia canadense adotada em mais de 40 países e respaldada pela parceria entre a Quality Global Alliance (QGA) e a Health Standards Organization (HSO). Ela visa promover a troca de melhores práticas e impulsionar uma cultura de qualidade, segurança e cuidado centrado na pessoa, beneficiando tanto os usuários quanto o sistema de saúde como um todo.
Fotos: José Ferreira Neto e Juliana Saran/Crer/Agir