Com alerta para volta de doenças, Goiás lança campanha de multivacinação

Ação busca atualizar a caderneta de crianças e adolescentes até 31 de outubro; estado terá "Dia D" de mobilização em 18 de outubro.

Com o lema “Vacinar para o perigo não voltar”, o Governo de Goiás deu início à Campanha Nacional de Multivacinação. O lançamento oficial ocorreu nesta segunda-feira (6/10), em Senador Canedo, e marca o começo de uma mobilização que se estenderá por todo o mês, até 31 de outubro, em mais de mil salas de vacina espalhadas pelo estado.

O objetivo principal é resgatar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, atualizando a caderneta com todas as doses do Calendário Nacional de Vacinação. A preocupação das autoridades de saúde é com a ameaça real do retorno de doenças graves, mas que podem ser prevenidas com a imunização.


Criança sendo vacinada por profissional da saúde durante campanha de multivacinação
Campanha visa atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes em todo o estado.

A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, fez um apelo durante o evento. “A ameaça de retorno de doenças como poliomielite, sarampo e febre amarela é real. A vacinação é fundamental para evitar mortes e complicações. Precisamos levar informação segura e de credibilidade para a população”, reforçou.

Mobilização e Cobertura

Para ampliar o alcance, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) orientou os municípios a adotarem estratégias criativas, como a vacinação em escolas, feiras e parques, além de estender os horários de funcionamento dos postos de saúde. A grande mobilização está marcada para o “Dia D”, que ocorrerá no sábado, 18 de outubro. Na véspera, dia 17, uma blitz no trânsito na Avenida 136, em Goiânia, buscará conscientizar a população.

Apesar de alguns imunizantes, como a BCG, apresentarem melhora na cobertura em Goiás (90% em 2025), outros, como a Pentavalente (77%) e a Poliomielite (76,24%), ainda estão bem abaixo da meta de 95% recomendada pelo Ministério da Saúde. A campanha é a oportunidade para reverter esses números.