Goiás sobe 11 posições em ranking nacional sobre qualidade das rodovias
Dados da Pesquisa CNT de Rodovias mostram que, entre 2019 e 2025, 46,8% da malha viária goiana passou a ser considerada boa ou ótima. Com investimentos superiores a R$ 10 bilhões no período, o Estado avançou da 19ª para a 8ª colocação no ranking nacional.
Goiás apresentou um avanço significativo no levantamento que avalia a qualidade das rodovias brasileiras. Entre 2019 e 2025, o Estado ganhou onze posições no ranking nacional elaborado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), durante a gestão do governador Ronaldo Caiado. No início da série analisada, Goiás ocupava a 19ª colocação, com apenas 29,4% das rodovias avaliadas em condições satisfatórias. Atualmente, quase metade da malha analisada já alcança os níveis considerados bons ou ótimos.
De acordo com a Pesquisa CNT de Rodovias 2025, divulgada na quarta-feira (17/12), 46,8% das rodovias goianas — incluindo trechos sob responsabilidade estadual e federal — receberam avaliação positiva. Trata-se do melhor desempenho do Estado desde o início da série histórica do estudo, iniciada em 2006.
Considerando apenas o ano de 2025, o levantamento aponta que Goiás avançou oito posições no ranking nacional em um intervalo de doze meses. Somente neste ano, os investimentos no setor rodoviário somaram R$ 3,5 bilhões. Os resultados refletem melhorias contínuas nos principais critérios avaliados pela CNT, como condições do pavimento, geometria das vias e sinalização, consolidando a infraestrutura viária como fator estratégico para o desenvolvimento econômico e social.
Para o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, o desempenho alcançado evidencia a efetividade das políticas públicas implementadas desde 2019. Segundo ele, o Estado atingiu o melhor resultado de sua história na pesquisa, fruto de investimentos consistentes e de uma visão que reconhece a infraestrutura como base para o crescimento logístico, econômico e social.
Embora a pesquisa inclua rodovias federais, o desempenho regional é atribuído, em grande parte, aos investimentos realizados em Goiás nos últimos sete anos. Nesse período, o Governo do Estado aplicou mais de R$ 10 bilhões em obras de infraestrutura, executando mais de mil quilômetros de pavimentação e duplicação, além da recuperação, restauração e melhorias funcionais em mais de 4 mil quilômetros de rodovias. As ações permanentes de manutenção e modernização ampliam a vida útil da malha viária, elevam a segurança dos usuários e contribuem para a redução dos custos logísticos.
Pedro Sales destaca que, ao assumir a gestão, a situação das rodovias era crítica, com sérias restrições à trafegabilidade. Desde então, os investimentos têm sido contínuos em todas as regiões do Estado, resultando em avanços reconhecidos por uma pesquisa técnica, independente e de abrangência nacional.
A análise detalhada da CNT avaliou 7.684 quilômetros de rodovias em Goiás, incluindo trechos federais. No índice geral — que reúne os resultados dos diferentes critérios —, 46,8% das vias foram classificadas como boas ou ótimas, enquanto 44,9% receberam conceito regular. Os segmentos avaliados como ruins ou péssimos representam apenas 8,3% da malha analisada.
No aspecto técnico, a sinalização apresentou desempenho destacado, com 70,3% da extensão avaliada de forma positiva, fator essencial para a segurança viária. Em 2019, esse cenário era bastante diferente, quando a maioria das rodovias analisadas apresentava classificação insatisfatória nesse quesito.
Para o diretor de Planejamento da Goinfra, Izelman Oliveira da Silva, os números confirmam a eficácia das estratégias adotadas e servem como referência para as ações futuras. Segundo ele, investimentos bem direcionados em conservação e sinalização geram resultados rápidos, mensuráveis e reconhecidos em nível nacional.
A Pesquisa CNT de Rodovias tem como objetivo principal avaliar as condições da malha rodoviária pavimentada do país, abrangendo todas as rodovias federais e as principais vias estaduais. A classificação considera critérios técnicos relacionados ao pavimento, à sinalização e à geometria das vias.
Em 2025, o estudo foi realizado por 24 equipes, que percorreram 114.197 quilômetros em 29 dias, partindo de 13 capitais brasileiras. Em Goiás, foram avaliados 7.684 quilômetros de rodovias, incluindo trechos sob gestão pública e privada. As informações foram coletadas por meio de inspeção visual em campo, registro em vídeo com análise por inteligência artificial e levantamento técnico baseado em dados georreferenciados e em edições anteriores da pesquisa.
Fotos: Secom


