Governo de Goiás conclui em dezembro a duplicação do Anel Viário do Daia, em Anápolis

Obras de duplicação do Anel Viário do Daia, em Anápolis, estão em fase final

Governo de Goiás conclui em dezembro a duplicação do Anel Viário do Daia, em Anápolis

A duplicação do Anel Viário do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) entra na reta final e deve ser entregue em dezembro. O serviço prevê a pavimentação em pista dupla de aproximadamente 8 quilômetros, incluindo novas galerias de captação de águas pluviais. O investimento ultrapassa R$ 32,6 milhões e conecta a GO-330 à BR-060, favorecendo especialmente o tráfego de veículos pesados.

Atualmente, mais de 90% das obras estão concluídas. A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) é responsável pela execução da pavimentação e pela duplicação do trecho restante de 7,98 quilômetros, localizado na saída leste de Anápolis. A implantação foi planejada considerando o intenso volume de caminhões que circulam na região industrial.

Para garantir resistência e maior durabilidade ao pavimento, a nova pista recebeu cerca de 10 centímetros de espessura em camadas, combinando tratamento superficial duplo (TSD) e duas aplicações de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). Também foram realizados serviços de recuperação da pista antiga e instalação de novas estruturas de drenagem.

As melhorias atendem não apenas ao fluxo industrial, mas também aos moradores dos bairros próximos ao Daia. Ao longo da GO-330, foram construídas rótulas e acessos a cada 500 metros, ampliando a segurança e a fluidez para quem utiliza a via diariamente. Morador da região, o operador de caixa Augusto Pereira destaca os avanços: “As ruas estavam muito danificadas. Agora, o acesso às casas e ao comércio ficou bem melhor”.

Reconhecido como um dos maiores polos industriais do Centro-Oeste, o Daia será diretamente beneficiado com a liberação da nova via. De acordo com o presidente da Goinfra, Pedro Sales, a intervenção resolve um antigo gargalo de mobilidade: “Estamos eliminando o trânsito pesado da área urbana e criando condições ideais para o transporte de cargas, o que fortalece a economia de Anápolis e de toda a região”.

A duplicação representa um avanço significativo para a infraestrutura logística do município, fortalecendo a integração entre rotas estratégicas e facilitando o escoamento da produção agropecuária e industrial. Além disso, oferece maior segurança viária e melhora a conexão entre o Daia, a cidade e as principais rodovias estaduais e federais.

Fotos: Silvano Vital