Governo de Goiás inicia cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil 2026 a partir desta terça-feira (6/1)

Estudantes da Região Metropolitana e de Anápolis têm até 31 de março para realizar o cadastro ou recadastramento do Passe Livre Estudantil.

Governo de Goiás inicia cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil 2026 a partir desta terça-feira (6/1)

Estudantes que ingressam agora no programa e beneficiários já cadastrados devem regularizar a situação até 31 de março para assegurar o direito ao benefício, que oferece até 48 passagens gratuitas mensais

O Governo de Goiás abre, nesta terça-feira (6 de janeiro), o período de cadastramento e recadastramento do Passe Livre Estudantil (PLE) referente ao ano de 2026, voltado a estudantes da Região Metropolitana de Goiânia e do município de Anápolis. As solicitações para ingresso ou renovação do benefício poderão ser feitas até o dia 31 de março.

Alunos que ainda não participavam do programa ou que não realizaram o cadastro ou recadastro em 2025 deverão efetuar o cadastramento inicial, com o envio das informações pessoais e da documentação exigida. Já os estudantes veteranos precisam atualizar seus dados por meio do recadastramento. Caso sejam identificadas pendências ou documentos incompletos, o beneficiário terá prazo até 30 de abril de 2026 para regularizar a situação e manter o acesso ao benefício.

Integrante das ações do Goiás Social, o Passe Livre Estudantil garante até 48 viagens gratuitas por mês aos estudantes com cadastro ativo. A iniciativa tem como objetivo facilitar o deslocamento até as instituições de ensino e contribuir para a permanência dos alunos na escola. Todo o processo de inscrição ou atualização deve ser realizado pelo site www.juventude.go.gov.br.

Cadastro na Região Metropolitana de Goiânia

Para iniciar o procedimento, o estudante deve acessar o portal da juventude, preencher o formulário eletrônico e anexar os documentos solicitados, como RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de matrícula em instituição de ensino regular e fotografia recente no formato 3×4.

Após a análise e aprovação da solicitação, o cartão do novo beneficiário ficará disponível para retirada no Vapt-Vupt escolhido no momento do cadastro, em até 15 dias após a inscrição. O agendamento da retirada deve ser feito pelo site www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento. A consulta sobre o andamento do pedido, eventuais pendências ou a liberação do cartão pode ser acompanhada diretamente no portal do Passe Livre Estudantil. O recadastramento, realizado no mesmo endereço eletrônico, é destinado principalmente à atualização ou alteração de dados.

O atendimento contempla os municípios de Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Cadastro em Anápolis

Em Anápolis, o cadastramento deve ser feito presencialmente na sala de atendimento do Passe Livre – Urban, localizada na Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes, na Rua General Joaquim Inácio, nº 206.

O estudante deve apresentar cópias do CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e foto 3×4. Após a aprovação do pedido, o cartão poderá ser retirado em até sete dias, na unidade de referência do Terminal Urbano de Anápolis, situada na Rua Tonico de Pina, no Setor Central.

Fotos: Wagnas Cabral e Carol Costa