Notícias

Governo e Prefeitura de Anápolis definem parceria sobre área do novo Daia, informa Zé Eliton

Vice-governador diz durante reunião ordinária da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia) que área de 13 alqueires desapropriada e escriturada pelo Estado para implantação da segunda etapa do Distrito Agroindustrial (Daia 2) deve ser repassada ao município, conforme entendimento entre o governador Marconi Perillo e o prefeito Roberto Naves. Medida visa dar maior agilidade às obras de infraestrutura e assegurar disponibilização de terrenos para atração de empresas ainda no primeiro semestre de 2018
 
O vice-governador Zé Eliton informou, durante reunião ordinária da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), que a área de 13 alqueires desapropriada e escriturada pelo governo de Goiás para a implantação da segunda etapa do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia 2) deve ser repassada ao município, conforme entendimento entre o governador Marconi Perillo e o prefeito Roberto Naves.
 
“Estamos esperando apenas a formalização burocrática dessa questão para dar encaminhamento”, disse Zé Eliton. “Naturalmente, as procuradorias do estado e do município estão procurando o modelo jurídico para ultimar essa deliberação que foi uma decisão política tomada e acordada entre o prefeito e o governador”, destaca.
 
A parceria visa dar maior agilidade às obras de infraestrutura e assegurar a disponibilização das áreas aos interessados o mais rápido possível. “O prefeito está ultimando os estudos para licitar a infraestrutura e, com isso, deveremos estar com as áreas disponíveis já no primeiro semestre de 2018 para atrair novas empresas”, afirma o vice-governador.
 
Zé Eliton foi o convidado da Acia para falar sobre questões relacionadas ao Daia em reunião ordinária realizada na quarta-feira (20/09). Ao lado do presidente da entidade, Anastacios Apostolos, do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Francisco Pontes, entre outras autoridades, respondeu a questionamentos dos empresários sobre as novas etapas do Distrito Agroindustrial, infraestrutura e saneamento básico, além de temas como a segurança pública.
 
No encontro, que deu continuidade à reunião técnica realizada com os empresários no início de agosto, o vice-governador destacou a parceria entre o município de Anápolis e o governo de Goiás. “O governo tem uma parceria sólida com a cidade de Anápolis; temos a felicidade de ter um prefeito que é altamente qualificado, que é parceiro, que tem aberto as portas para conosco fazer a cidade crescer e se desenvolver”, acentua. “É um momento muito especial, é a junção do poder público estadual e municipal com a iniciativa privada na busca desse desenvolvimento sustentável e sólido”, destaca.
 
Um dos principais questionamentos feitos pelos diretores da Acia foi em relação à transferência da área do que chamam de Daia 2 para o município de Anápolis. “Queremos saber se isso facilita, se dá mais rapidez ao processo de expansão”, perguntou o empresário Baltazar José dos Santos. “Houve o entendimento firmado entre o prefeito Roberto Naves e o governador Marconi Perillo no sentido de que o encaminhamento mais adequado para a questão fosse a transferência da área para o município”, disse.
 
Na mesma reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), Francisco Pontes, diretor da Acia para assuntos do Daia, entregou ao prefeito Roberto Naves o pedido de documentos e a concordância da SED para a transferência da área, com cópia à Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan).
 
O prefeito Roberto Naves informou que, no momento em que a documentação estiver pronta, e até mesmo antes, a Prefeitura encomendará estudo topográfico da área para que, a partir do esboço do governo do estado, possa ser feito o projeto estrutural, as cotações e o procedimento para licitar a infraestrutura. Nesta fase, os investimentos são de até R$ 6 milhões. “Eu acredito que até janeiro, no máximo em fevereiro, serão iniciados os trabalhos de infraestrutura e, por volta de março, abril, já vai ter área para receber novos empresários”, destacou.
 
Zé Eliton também falou na sede da Acia sobre o trabalho que a Codego realiza no sentido de recuperar áreas do Daia. “Já conseguimos 27 de volta e outras 10 já foram pedidas na justiça; essa é uma ação ordinária e de governança que, obviamente, ao ter esses terrenos de volta, poderão ser disponibilizados a outros interessados”, disse.
 
“Além disso, estamos discutindo com o prefeito, com o município e com o setor privado, a construção da terceira etapa o Daia 3, aí sim, muito maior mas que envolve ainda alguns ajustes que o prefeito e a equipe técnica do governo estão fazendo”, observa o vice-governador. “Quando chegar o momento e essa proposta estiver madura, teremos a oportunidade de anunciar isso à população”, afirma.
 
Na reunião, Zé Eliton lembrou ter assumido com os empresários da Acia o compromisso de visitar Anápolis de dois em dois meses para debater os temas de interesse do setor produtivo e traçar caminhos para o desenvolvimento sustentável do município.
 
Participaram da reunião ordinária da Acia, entre outros, o secretário extraordinário da Habitação e ex-prefeito de Anápolis, João Gomes; o superintendente executivo da SED, Luiz Marorezi; o superintendente de Comércio Exterior da SED, Willian O’Dweyer; e o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Goiás (Codego), Julio Vaz.
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo