Novo pronto-socorro do Hetrin realiza mais de 19 mil atendimentos em três meses
Inaugurado no início de agosto, o novo pronto-socorro do Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade vinculada ao Governo de Goiás, tem se destacado como referência em atendimento de média complexidade, prestando serviços à população de Trindade e áreas vizinhas. Desde a sua inauguração, já foram realizados 19.541 atendimentos, evidenciando um aumento significativo na demanda.
O espaço, que passou por uma reforma e ampliação, dobrou de tamanho e agora ocupa 420 metros quadrados. A unidade é especializada em emergências e urgências, oferecendo uma infraestrutura de ponta, o que tem atraído um número crescente de pacientes, que buscam tanto a qualidade do atendimento quanto a estrutura do local.
A nova infraestrutura do pronto-socorro inclui quatro consultórios, seis salas de observação (sendo três para pacientes do sexo feminino e três para pacientes do sexo masculino), uma sala de medicação, duas salas de classificação de risco e uma ampla sala vermelha para atendimento de casos graves. Apesar da capacidade de atender emergências, 7.923 atendimentos foram destinados a pacientes de atenção primária, que frequentemente precisam de mais tempo de atendimento devido à alta demanda de casos mais complexos.
De acordo com a diretora do Hetrin, Vânia Fernandes, a qualidade do atendimento continua a ser mantida. “Com o aumento expressivo no número de atendimentos, a reforma e ampliação do pronto-socorro foram essenciais para melhorar a estrutura do hospital. Estamos funcionando a todo vapor para atender a população com a qualidade que ela merece”, destacou. Ao chegar no Hetrin, os pacientes passam por uma triagem para determinar a gravidade de seu quadro clínico. Casos mais graves, que representam risco de vida, têm prioridade no atendimento, enquanto os que necessitam de serviços mais básicos, classificados como azul ou verde, podem ser direcionados às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos municípios.
É importante esclarecer que a demora no atendimento pode ocorrer devido ao grande número de pacientes classificados com menor gravidade, que poderiam ser atendidos nas unidades básicas de saúde municipais. Estas unidades são responsáveis por realizar a avaliação inicial e, caso necessário, encaminhar os pacientes graves para o Sistema de Regulação Estadual, onde recebem atendimento especializado.
O Hetrin, administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas por dia, com uma equipe médica especializada em clínica médica.
Foto: Débora Alves/Hetrin