As forças de segurança de Goiás deram um duro golpe no crime organizado com a deflagração da Operação Corrosão. Comandada a partir de Goiás, a ação desarticulou uma poderosa quadrilha de tráfico interestadual de drogas, resultando em 55 prisões e no bloqueio de R$ 21 milhões em bens dos criminosos. A ofensiva, que ocorreu na última quinta-feira (25/9), se estendeu por outros nove estados e o Distrito Federal.
A operação é um reflexo direto da política de integração das polícias goianas, defendida pelo governador Ronaldo Caiado. “Estamos mostrando um modelo de segurança pública que funciona na prática. A colaboração e a troca de informações de inteligência amplificam os resultados”, destacou o governador. Mais de 400 agentes das polícias Civil, Militar e Penal de Goiás, em conjunto com a Polícia Federal, participaram da ação coordenada pela Ficco/GO.

Desmantelando a Rede Criminosa
As investigações minuciosas mapearam toda a estrutura da organização, que possuía uma hierarquia bem definida, incluindo líderes, contadores, distribuidores e “laranjas” para lavagem de dinheiro. A rede criminosa tinha ramificações em estados como São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais. “Nossas tropas não reconhecem divisas. Atuamos de forma conjunta e imediata, garantindo que a insegurança não tenha espaço”, reforçou Caiado.
No total, foram cumpridos 64 mandados de busca e apreensão, além de 39 prisões preventivas e 16 temporárias, desestruturando completamente a logística do grupo.
Resultados que a População Sente
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum dos Santos, afirmou que a integração é a chave para o sucesso. “Goiás é referência nacional porque investe em inteligência, cooperação e na união das polícias. Isso se traduz em mais tranquilidade para a população”, disse.
Essa estratégia, intensificada desde 2019, reflete-se em números: o estado registra quedas históricas em crimes como homicídios (-62%) e latrocínios (-95%). A percepção de segurança também cresceu, como aponta uma pesquisa recente da Genial/Quaest, que colocou a gestão de Caiado com 74% de aprovação na segurança pública, a maior avaliação do país. “Implementamos um cerco ao crime, e as pessoas sentem que a paz reina em Goiás”, concluiu o governador.