EntretenimentoNotícias

Otimista, Vanderlan chega à convenção com experiência para apresentar ao eleitor

O PSB Metropolitano prepara uma grande festa para a convenção que vai formalizar a candidatura de seu presidente, o empresário Vanderlan Cardoso, à Prefeitura de Goiânia nas eleições de outubro. O evento acontece no dia 5 de agosto, no Clube Jaó, a partir das 9 horas, e contará com lideranças de siglas aliadas (PPS, PSC e outros) e de personalidades regionais e nacionais do PSB, a exemplo de vereadores da capital e da senadora Lúcia Vânia.

O clima no diretório pessebista é de pleno otimismo, principalmente após a divulgação da última pesquisa Serpes, que mostra que o pré-candidato avançou quase 100%, ficando na segunda posição, com 21,2%. O efeito da aposentadoria de Iris Rezende (PMDB), que deixa definitivamente a vida pública, foi particularmente benéfica a Vanderlan. Ele foi o candidato que mais cresceu na ausência do peemedebista, praticamente dobrando suas intenções de voto.

Mas o empresário também atribui seu bom desempenho a um trabalho árduo na pré-campanha. “Visitamos a cidade toda, conversamos com a população e colhemos sugestões importantes para a elaboração de nosso programa”, afirma. Vanderlan também credita os bons números a uma intensa articulação política para a formação de uma forte chapa de vereadores no PSB e nas siglas aliadas, mais especificamente no PPS e PSC. Ele faz mistério, mas avalia que outros partidos se somem ao projeto nos próximos dias.

A saída de Iris da disputa também beneficia Vanderlan no discurso. Ex-prefeito de Senador Canedo, ele é, pelo menos até agora, o único entre os pré-candidatos que tem experiência administrativa real à frente de uma prefeitura. “Eu tenho o que mostrar, sei como fazer. Senador Canedo era uma cidade antes de nossa gestão e hoje é outra muito melhor. Basta perguntar lá na rua pra qualquer cidadão. Nós não vamos usar Goiânia para fazer experiências, tudo que proponho já foi testado e aprovado”, assegura.

Outras experiências

Mas não é apenas em seu próprio exemplo que o pré-candidato do PSB se inspira. Vanderlan tem buscado boas experiências de gestão dentro e fora do Brasil. Na última terça-feira (19) ele esteve em Campinas (SP), onde conheceu, ao lado do prefeito e correligionário Jonas Donizette, um bem-sucedido programa de desburocratização implantada naquele município nas áreas de planejamento e urbanismo.

A partir da implantação de um sistema online de análise e de aprovação de pedidos de edificações, a prefeitura reduziu de dois meses para até cinco dias as liberações de construções de casas na cidade paulista, incluindo a aprovação de plantas e emissão de alvarás. Campinas possui atualmente mais de um milhão e duzentos mil habitantes, densidade demográfica similar à de Goiânia, e as duas cidades compartilham problemas comuns, como a demora nos processos administrativos na esfera urbanística.

A operação on-line em Campinas trabalha por ordem cronológica de entrada dos projetos e, se houver tentativa de passar um pedido na frente de outro, o sistema trava. Segundo avaliou Vanderlan, o sistema, além de dar agilidade aos processos, pode inibir a corrupção. “Aqui em Campinas estão utilizando da tecnologia em benefício do cidadão. Coisa que falta em Goiânia”, criticou o empresário.

Em maio, Vanderlan desembarcou em Medellin, na Colômbia, na tentativa de compreender como uma cidade símbolo de violência nos anos de domínio do megatraficante Pablo Escobar é atualmente premiada no mundo todo por seu projeto de resgate urbano e social.

“Foi uma experiência engrandecedora. Vimos que é possível, pela educação, pela arte e pela cultura, com o envolvimento da comunidade, que ama sua terra, vencer a criminalidade e dar dignidade ao cidadão. A Colômbia é mais pobre que o Brasil, gente! Se lá eles conseguiram superar as dificuldades a ponto de dar exemplo ao mundo, nós podemos muito bem fazer isso aqui. E porque não começar em Goiânia?”, questiona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo