AgronegócioDestaquesÚltimas Notícias

PIB de Goiás cresce 7,7% entre janeiro e abril de 2025, com destaque para o setor agropecuário

PIB de Goiás cresce 7,7% entre janeiro e abril de 2025, com destaque para o setor agropecuário

Goiás mantém um ritmo acelerado de crescimento econômico e se posiciona entre os estados com melhor desempenho no país. De acordo com o boletim mensal divulgado pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Estatísticas (IMB), vinculado à Secretaria-Geral de Governo, o Produto Interno Bruto (PIB) estadual registrou um avanço de 7,7% no acumulado de janeiro a abril de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.

Esse crescimento expressivo é atribuído, principalmente, à forte atuação da agropecuária, que apresentou expansão de 16,8% no quadrimestre. O setor industrial também contribuiu positivamente, com alta de 2,3%.

Somente em abril, o PIB estadual teve aumento de 7,6% frente ao mesmo mês do ano anterior. Nesse período, a agropecuária cresceu 15,1% e a indústria manteve desempenho positivo, impulsionada pela indústria extrativa, que obteve um salto de 38,7%, favorecida pela elevação da produção de minérios como cobre, castinas e pedras calcárias.

No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento da economia goiana foi de 5,7%, com a agropecuária novamente em destaque (alta de 10,1%), seguida da indústria (3,0%) e do setor de serviços (2,6%). Apesar de um recuo de 3,0% entre março e abril, quando considerados os dados com ajuste sazonal, o desempenho geral continua sólido, evidenciando a força da economia estadual em 2025.

Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, os indicadores confirmam o cenário positivo vivido pelo estado. “O avanço de 7,7% no ano evidencia que Goiás segue crescendo de forma estruturada. É resultado de um ambiente propício ao setor produtivo e da atuação estratégica do governo para impulsionar a economia”, afirmou

Botão Voltar ao topo