Policarpo e vereadores inauguram ampliação da sede da Câmara de Goiânia
O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Romário Policarpo (PRD), inaugurou nesta quarta-feira (12) a ampliação da sede do Legislativo goianiense, durante Sessão Solene realizada no Plenário da Casa. O evento contou com a presença dos vereadores e de diversas autoridades, entre elas a vice-prefeita coronel Cláudia Lira (Avante), que representou o prefeito Sandro Mabel (União Brasil); o subsecretário estadual Antônio Pereira Carneiro Neto, representando o governador Ronaldo Caiado (União Brasil); o chefe de gabinete da Controladoria-Geral de Goiânia, Sebastião Mendes dos Santos Filho; a secretária municipal de Governo, Sabrina Garcez; e o presidente da Associação dos Empresários da Região da 44, Sérgio Naves.
A nova estrutura ocupa 1,5 mil metros quadrados, construídos sobre a área 1 do edifício, e inclui nove gabinetes (dois com acessibilidade), 35 salas de uso coletivo e duas salas de reuniões. Também foi instalado um elevador que liga o térreo ao terceiro pavimento, garantindo acessibilidade à nova ala, que recebeu 200 novos computadores para uso dos servidores e parlamentares.
A ampliação foi projetada para atender às novas demandas do Legislativo, que passou de 35 para 37 vereadores após o aumento populacional da capital, além de oferecer melhor estrutura ao cidadão. Serviços como o Canal Cidadania, a Ouvidoria da Mulher e a Escola do Legislativo ampliaram significativamente o atendimento ao público nos últimos anos.
A obra, concluída em um ano e cinco meses, incluiu também a construção de um estacionamento na área onde antes passava a antiga Avenida Goiás — deslocada em razão do traçado do BRT. O investimento total foi de menos de R$ 7 milhões, valor 17 vezes inferior ao custo estimado para a construção de uma nova sede. Os recursos vieram do duodécimo, repasse mensal feito pela Prefeitura à Câmara, sem gerar despesas adicionais ao Município.
Durante a cerimônia, Romário Policarpo destacou a importância de manter a sede no Centro de Goiânia.
“Essa foi uma decisão política, econômica e, sobretudo, cultural. Não faria sentido falar em revitalização do Centro e, ao mesmo tempo, retirar a Câmara daqui. Precisamos estar próximos da população e em um local de fácil acesso”, afirmou o presidente.
A vice-prefeita Cláudia Lira reforçou o posicionamento de Policarpo e elogiou a condução dos recursos públicos.
“Essa ampliação não é apenas uma melhoria estrutural. É um ato de zelo com o patrimônio e com a população, feito com responsabilidade e respeito ao dinheiro público”, disse.
O vice-presidente da Câmara, vereador Anselmo Pereira (MDB), que está em seu 11º mandato, ressaltou o trabalho da Mesa Diretora sob a liderança de Policarpo.
“A atual gestão transformou o modo como esta Casa acolhe o cidadão. Hoje, a Câmara é um espaço de diálogo e ressonância das demandas da sociedade goianiense”, declarou.
Histórico da sede
A atual sede da Câmara foi inaugurada em 1998, sendo o primeiro prédio próprio do Legislativo de Goiânia — que anteriormente funcionava em imóveis alugados. A primeira ampliação ocorreu em 2008, e, em 2020, o prédio passou por uma ampla modernização. O Plenário e os Auditórios Carlos Eurico e Jaime Câmara foram reformados e equipados com sistemas de som e câmeras de última geração para transmissão das sessões e debates.
A segurança também foi reforçada com a instalação de catracas eletrônicas, reconhecimento facial e controle biométrico. A construção do terceiro pavimento, agora inaugurado, marca a conclusão do processo de modernização da sede do Legislativo goianiense.
