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Prefeito Sandro Mabel Inicia Programa de Desobstrução de Vias Arteriais com Corredor Piloto na Avenida Jamel Cecílio

Prefeito Sandro Mabel Inicia Programa de Desobstrução de Vias Arteriais com Corredor Piloto na Avenida Jamel Cecílio

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, lançou na última quinta-feira (2) o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, com a Avenida Jamel Cecílio sendo o primeiro corredor a receber as intervenções. Este programa faz parte de uma série de ações voltadas à melhoria da circulação viária e à priorização do transporte coletivo na cidade. A iniciativa prevê a expansão das melhorias para 250 quilômetros de vias ao longo de 18 meses. Mabel afirmou que o projeto reflete uma política pública moderna, que visa uma cidade mais dinâmica, com um transporte público eficiente, além de respeitar motociclistas e priorizar pedestres e ciclistas.

Nos primeiros 100 dias do programa, a prefeitura planeja desobstruir 100 km de vias em 10 corredores prioritários, que incluem importantes avenidas como 24 de Outubro, Independência, Castelo Branco e T-10. O objetivo é reorganizar o tráfego, reduzir os congestionamentos e promover a eficiência do sistema de transporte, como parte da política de Nova Mobilidade. A Avenida Jamel Cecílio foi escolhida como o ponto de partida devido ao alto volume de tráfego e sua conexão estratégica entre o Shopping Flamboyant e a Avenida 85.

O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu, explicou que as intervenções nas vias prioritárias ocorrerão nos três primeiros meses da nova gestão. Ele ressaltou que, com base em estudos, o tráfego na Avenida Jamel Cecílio apresenta uma velocidade média de apenas 15,2 km/h durante os horários de pico, o que torna as ações urgentes.

As obras na Avenida Jamel Cecílio abrangem 14 trechos críticos ao longo de 4,4 km e incluem:

  • Criação de uma terceira faixa;
  • Modificação da geometria das vias;
  • Reprogramação dos semáforos;
  • Remoção de semáforos redundantes e de obstáculos como caçambas e tachões;
  • Limitação de áreas de estacionamento;
  • Implementação de sinalização para conversões à direita;
  • Modernização da sinalização horizontal e vertical.

Com essas ações, a expectativa é reduzir os congestionamentos em 30% e aumentar a velocidade média do tráfego para 20 km/h, promovendo mais eficiência nos deslocamentos e no transporte coletivo. As melhorias serão acompanhadas pela implementação de tecnologias avançadas, como um sistema semafórico inteligente, a criação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), monitoramento por câmeras e reforço nas medidas de segurança viária.

Além disso, o prefeito Sandro Mabel destacou que o foco do programa será o transporte coletivo. “Implementaremos semáforos eletrônicos inteligentes para priorizar os ônibus. No corredor do BRT Norte-Sul, por exemplo, o sistema permitirá que os ônibus atravessem os cruzamentos sem paradas desnecessárias, agilizando as viagens e proporcionando mais conforto aos passageiros”, explicou.

Mabel também lembrou outra promessa de campanha: permitir que motocicletas utilizem os corredores exclusivos de ônibus. A medida começará a ser implementada na próxima segunda-feira (6) em pontos estratégicos da cidade. Para os meses seguintes, estão previstas ainda mais melhorias, como a ampliação das conversões livres à direita, visando aumentar ainda mais a fluidez no trânsito.

Fotos: Alex Malheiros

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