Meio AmbienteÚltimas Notícias

Prefeitura de Goiânia recolhe, em 30 dias, 92 mil toneladas de resíduos descartados de forma irregular

Prefeitura de Goiânia recolhe, em 30 dias, 92 mil toneladas de resíduos descartados de forma irregular

Prefeitura de Goiânia recolhe, em 30 dias, 92 mil toneladas de resíduos descartados de forma irregular

Serviço é realizado durante Frente de Ações Urbanas, pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Entulho é encontrado em ruas, calçadas, lotes baldios e espaços públicos. Diretor de limpeza urbana da Comurg, Alzirio Francisco Barbosa afirma que resíduos nem sempre podem ser reaproveitados, pois mistura com lixo orgânico e outros detritos inviabilizam separação

A Frente de Ações Urbanas da Prefeitura de Goiânia já recolheu 92 mil toneladas de resíduos provenientes de descarte inadequado. O entulho removido foi encontrado em ruas, calçadas, lotes baldios e espaços públicos.

Setores como Jardim América, Colorado, Setor Pedro Ludovico, Vila Fróes, Parque Oeste e Novo Mundo se destacam dentre os que tiveram grande volume de descarte irregular. A remoção é executada pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) em dois turnos, em 30 dias de intensa limpeza na cidade.

O diretor de limpeza urbana da Comurg, Alzirio Francisco Barbosa, afirma que os resíduos jogados indiscriminadamente pelas vias públicas e lotes nem sempre podem ser reaproveitados. O motivo é que ocorre a mistura com lixo orgânico e outros detritos que inviabilizam a separação. “Quem está fazendo reforma em suas casas deve levar os restos de material até um dos cinco ecopontos municipais”, orienta, ao lembrar que não há custo algum deste serviço para a população.

Nos setores Vila São João, Jardim Santo Antônio, Vila Redenção, Morada do Sol, Jardim América, Setor Pedro Ludovico, Residencial Beatriz Nascimento, por exemplo, foram encontrados restos de construção misturados com mato, terra, colchões velhos, restos de madeira e partes de móveis desmontados. A conduta inadequada foi registrada também na Avenida Genésio de Lima Brito, no Jardim Balneário Meia Ponte.

A equipe da Comurg removeu toneladas de descarga irregular também no Santa Rita, Novo Horizonte, Rio Formoso, Vera Cruz, Jardim Petrópolis, Jardim Atlântico e Jardim Presidente. O serviço foi executado com pás mecânicas, aliadas ao trabalho manual dos garis. Alta quantidade de entulho gerada também no Novo Planalto, Jardim Balneário, Colorado, América, Setor Sul, Pedro Ludovico e Morada do Sol.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, lembra que a Companhia faz coleta de lixo apenas em locais públicos, como praças, parques e órgãos da administração pública. Em áreas privadas, onde há restos de construção, reformas ou limpeza particular, o responsável deve contratar caçambas para o depósito e posterior recolhimento do material.

Fotos: Luciano Magalhães Diniz e Fernando Leite

Fonte: Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

Botão Voltar ao topo