A Associação pela Redução Populacional e contra o Abandono de Animais – ARPA Brasil, entidade sem fins lucrativos de Goiânia em parceria com o Fórum Nacional de Proteção Animal, irá anunciar nesse sábado dia 09, o lançamento do projeto de Unidade Móvel de Castração de cães e gatos. O veículo foi adquirido com recursos provenientes de uma compensação ambiental que o Ministério Público de Goiás direcionou para a entidade e será feita uma campanha para arrecadação de fundos pela internet (crowdfunding) a fim de adaptá-lo para a realização das cirurgias de esterilização. O castramóvel irá atender todos os municípios de Goiás e Distrito Federal. É o primeiro de Goiânia e o segundo do estado.
Em outubro de 2012 foi sancionada a lei estadual 17767 de autoria do ex deputado Mauro Rubem que prevê que os municípios realizem projetos de esterilização gratuitos de animais domésticos.
Em dezembro de 2014, a Prefeitura de Goiânia se comprometeu a implantar um programa de Bem Estar Animal elaborado em conjunto com a ARPA Brasil, Ministério Público de Goiás, representantes da prefeitura e a sociedade civil organizada.
Até o momento, nada saiu do papel.
“Cansamos de bater na porta das prefeituras e lembrá-las de sua obrigação. Por isso, usamos a oportunidade que o Ministério Público de Goiás nos deus através da doação de recursos, para começar a mudar a história da proteção animal no estado”, diz Alexander Noronha, fundador da ARPA Brasil.
O lançamento do projeto será às 16h durante o evento Arraiau do Recanto, festa junina organizada pela entidade Recanto dos Pittbulls que promove a reabilitação de cães da raça pittbull resgatados de maus tratos e abandono.