A deputada Lêda Borges (PSDB) apresentou durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na tarde desta terça-feira (19), projeto de lei que cria a política de conscientização, prevenção e combate ao bullying nas escolas da rede pública estadual. Iniciativa pretende evitar a ocorrência da prática, além de promover um convívio de paz e harmonia nas instituições escolares.
O projeto propõe a confecção e disponibilização para os alunos, no início do ano letivo, da cartilha: “Vamos falar sobre bullying?”. Material tem como objetivo disseminar conhecimento sobre essa prática nos meios de comunicação e nas instituições de ensino e capacitar professores e equipes pedagógicas para o diagnóstico do problema. Em casos mais extremos, a proposta também determina a orientação dos pais das vítimas e dos agressores.
“Este projeto de lei é de suma importância para os estudantes e, também, para toda a sociedade que será beneficiada com os frutos deste projeto. Desenvolvido de forma coerente e correta, ele nos dará condições de ensinar, aprender e transformar a sociedade em que vivemos”, justifica Lêda Borges.
De acordo com a tucana, as medidas de conscientização são fundamentais para reduzir agressões verbais e físicas, depressões, suicídios e possíveis ações judiciais. “Com a cartilha, combateremos este mal, que tanto prejudica as suas vítimas e conscientizaremos os agressores para que construirmos um futuro melhor sem rivalidades e com total prioridade na defesa dos direitos humanos”, disse.