Notícias

Sancionadas leis para implantação do novo aeroporto e shopping de Aparecida

Diante de uma plateia de empresários; auxiliares da administração municipal; representantes do Sicoob, Aciag, Sinduscon e Câmara Municipal de Vereadores, o prefeito Maguito Vilela sancionou hoje, 12, duas leis que marcam o desenvolvimento recente de Aparecida. A primeira define a área aeroportuária onde será implantado o Aeroporto Executivo de Aparecida, visando a expansão empresarial e econômica da cidade. A segunda assegura a permuta de áreas com a iniciativa privada, visando a ampliação futura do Aparecida Shopping, em construção no setor Serra Dourada.

Os dois projetos de leis complementares foram aprovados durante Sessão Extraordinária de autoconvocação – sem custo para o contribuinte –, realizada pela Câmara Municipal de Vereadores, na tarde do dia 30 de dezembro de 2015. Tratam de empreendimentos do setor privado, com grandes benefícios para toda a população aparecidense, como geração de emprego e renda e fortalecimento da economia da cidade, que já ultrapassa meio milhão de habitantes.

“Esses dois empreendimentos trarão ainda mais desenvolvimento e status ao município. A Câmara e toda a equipe de governo ajudaram muito e tem sido ágeis nas decisões. Isso facilita o desenvolvimento da cidade. Mas o mais importante para Aparecida foi a vinda de vocês, empresários, e temos procurado manter uma relação de transparência e confiança”, ponderou o prefeito Maguito Vilela.

O perímetro da Área Especial Aeroportuária do município foi definido durante audiência pública realizada em dezembro do ano passado, uma das exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ao conceder a autorização para a construção do Aeroporto Executivo de Aparecida. A audiência pública foi coordenada pelas secretarias de Governo e Integração Institucional, Planejamento, Regulação Urbana e pela Procuradoria Geral do Município, com participação da Câmara Municipal e Aciag.

Antes da assinatura, um dos arquitetos da DBO Engenharia responsáveis pelo projeto, Fernando Cruvinel Teixeira, fez a apresentação do novo aeródromo, que receberá o nome de “Antares Aeródromo Executivo”.

Além de funcionar para fins executivos o aeroporto também terá caráter comercial. Ou seja, as aeronaves poderão transportar pequenas cargas. “A ideia é que funcione como suporte ao Aeroporto Santa Genoveva, que já se encontra com capacidade praticamente esgotada”, enfatiza o prefeito Maguito Vilela. A Lei Complementar sancionada nesta terça-feira também institui a Área de Especial Interesse Urbanístico (AEIU), habilitando assim os empreendedores responsáveis a iniciar a construção do Aeroporto Executivo.

AEROPORTO – O aeroporto de Aparecida foi idealizado em 2012. A autorização para a construção do Aeroporto Executivo de Aparecida foi concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em março de 2013 e desde então, o projeto vem sendo acompanhado pelo Ministério da Secretaria de Aviação Civil, inclusive com visitas das autoridades envolvidas ao município de Aparecida. O projeto abrange um sítio portuário de 209,0500 hectares. A pista principal e de taxiamento somam 464.798,15 m².

O projeto está orçado inicialmente em R$ 30 milhões e tomou como referência o aeródromo de Londres. Trata-se de um empreendimento realizado com capital privado, sob orientação da administração municipal. O secretário de Meio Ambiente, Fábio Camargo, aproveitou para informar que o processo de licenciamento do aeroporto deve ocorrer em no máximo sete meses, e não dois anos, como o habitual. “Aparecida será o primeiro município do país a licenciar um aeroporto”, completou o secretário

No local, está prevista a construção da garagem que abrigará toda a frota goiana – considerada hoje uma das três maiores do país em capacidade de manutenção, contabilizando mais de mil aeronaves – e do parque de manutenção. O arquiteto Fernando Cruvinel lembrou que o aeródromo é o primeiro passo para implantação do Complexo Logístico Industrial Alfandegário (CLIA), que deve-se formar com a instalação natural de empresas de tecnologia aérea nas proximidades do Polo Aeronáutico.

Shopping deve gerar 1,5 mil empregos

A outra lei sancionada pelo prefeito Maguito Vilela foi a que assegura a permuta de áreas para ampliação futura do Aparecida Shopping, que já está em construção desde agosto de 2014. A previsão de entrega é março de 2016.

O Aparecida Shopping está localizado na Avenida Independência, na região central do município e promete ser referência comercial e de lazer. O espaço vai reunir em um só lugar as principais marcas de produtos e serviços, além de praça de alimentação e salas de cinema. Situado na Avenida Independência, próximo à Prefeitura. O investimento é de cerca de R$ 225 milhões e será voltado principalmente para o público C, ou a nova classe média. O empreendimento é de iniciativa privada, parceria das empresas Saga Malls, JC Distribuição e Mará Participações.

O empresário José Carlos Vieira e o advogado Antônio Luís dos Santos Barros, que representam o grupo empreendedor, receberam uma cópia da lei das maõs do prefeito Maguito Vilela. “O município fez sua parte com agilidade, sem burocracias. Gostaria que fosse inaugurado na gestão do prefeito Maguito Vilela, pela sua capacidade de gestão e porque é visível o avanço da cidade”, enfatizou Antônio Luís.

O Aparecida Shopping terá capacidade para receber cerca de 800 mil visitantes por mês. “Não temos dúvida de que o espaço é adequado às necessidades da população. A cidade de Aparecida, em extensão territorial, é muito grande, existe uma população expressiva na vizinhança do nosso terreno. Ainda há o lançamento de universidades e conjuntos habitacionais, que confirmam o potencial da cidade”, completou o prefeito. A expectativa é que o empreendimento ofereça mais de 1,5 mil empregos para a população aparecidense.

A reunião foi conduzida pelo secretário Euler de Morais (Governo e Integração Institucional) e teve participação dos secretários Afonso Boaventura (Planejameto), Carlos Eduardo (Fazenda), Mário Vilela (Infraestrutura), Ralph Vicente (Indústria e Comércio), Valéri Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Júlio Lemos (Habitação), e do presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Mendanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo