Gestores e coordenadores de 16 unidades de saúde que atendem casos de urgência da Prefeitura de Goiânia se reuniram na tarde dessa quarta-feira, 6, no Paço Municipal para apresentação das próximas etapas do novo sistema da Secretaria Municipal de Saúde da capital (SMS). O software, que até então permite o agendamento de exames ambulatoriais, já está sendo preparado para chegar aos consultórios da rede de atendimento 24 horas.
Durante o encontro, a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, reforçou que o investimento da Prefeitura em modernização da estrutura tecnológica objetiva mais conforto para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “É uma grande conquista para o paciente e é nosso trabalho oferecer uma assistência de qualidade”, assegurou.
Como o sistema tem sido implantado em etapas, a SMS já prepara os gestores das unidades 24 horas para as próximas fases. O módulo em vigor atualmente coloca fim do vale-exame ou chequinho a nível ambulatorial e permite que o paciente já saia da unidade com o procedimento agendado. Ao chegar nos consultórios de urgência o sistema permitirá, por exemplo, maior controle na solicitação de exames e otimização no registro dos dados.
Com a implantação dos módulos nas unidades, gestores e servidores participarão de capacitações in loco para operacionalizar efetivamente o sistema. “A presença das equipes nestes encontros é importante para alinharmos os fluxos em todas as unidades da rede municipal de saúde durante esta fase de mudança”, destacou Fátima Mrué.
A reunião foi um momento para tirar dúvidas e apresentar propostas para fortalecer a assistência ao longo deste período de transição até o momento da implantação seguir para dentro dos consultórios de urgência. O diálogo foi conduzido pela equipe técnica da empresa responsável pelo software e por representantes do comitê de acompanhamento e suporte à implantação do Sistema de Gestão da Saúde.
Participaram do encontro os gestores dos nove Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), do Centro Integrado de Atenção Médica Sanitária (Ciams) Novo Horizonte e coordenadores dos Distritos Sanitários. Para completar a lista das unidades 24 horas, representantes das maternidades Dona Iris e Nascer Cidadão, das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Itaipu e Noroeste, do Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc e do Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (CROF) também estiveram presentes.
Em vigor desde o dia 27 de novembro, o novo sistema caminha para o atingir a marca de 100 mil agendamentos de exames de baixa e média complexidade. Para as próximas fases de implantação, o planejamento prevê ainda a inclusão de procedimentos de alta complexidade e rastreamento, de forma integrada, dos medicamentos disponibilizados pelo poder público.
Fonte: Prefeitura de Goiânia