Sociedade

Arte, bem-estar e campanha contra o suicídio marcaram a semana no Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime, em Pirenópolis

Foi uma semana movimentada no Hospital Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), em Pirenópolis, com mais uma edição da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT). A primeira ação foi uma aula de yoga na área verde do Hospital. Para a instrutora Renata Akashi, a experiência de levar a atividade para o ambiente de trabalho contribui, uma vez que a prática traz dá a sensação de bem-estar, com técnicas de respiração, postura e alongamentos.

Segundo Aline Rose, que trabalha na área administrativa da unidade, participar da atividade foi muito positivo. “Já valeu a pena, esse momento do yoga permitiu sentir a respiração corretamente, e o melhor, refletir sobre o autocontrole e observação de mim mesma”, relatou.

Cinema
No segundo dia, um Cine Clube exibiu com filmes abordando temas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e doenças psicológicas que podem ser causadas pelo ambiente de trabalho. Além disso, os doutores Luiz Fernando e Jairo Belém palestraram sobre estresse no trabalho e como combatê-lo. Rodas de conversa também foram organizadas.

Para finalizar o dia, foram realizadas blitze surpresas com a visita do técnico de segurança do trabalho junto ao médico do trabalho em diferentes departamentos. O objetivo era acompanhar, orientar e conscientizar os colaboradores da postura adequada.

Setembro Amarelo, mês da Prevenção ao Suicídio
Mês que marca a prevenção ao suicídio,  o Setembro Amarelo também foi tema de ação durante a SIPAT do do Hospital Ernestina Lopes Jaime (HEELJ). Os departamentos e as portas do Hospital foram decorados com balões amarelos, a iluminação da parte externa foi substituída pelas lâmpadas de cor amarela e foram distribuídas etiquetas pequenas e uma laço amarelo com o intuito de reforçar a prevenção.

De acordo com o gestor do RH e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA), Marco Aurélio Mesquita Leite, “toda causa em prol da humanidade deve ser destacada e discutida entre as pessoas, fazendo com que a luta por uma vida melhor seja prioridade dentro e fora do campo profissional”. As ações pela promoção da saúde, segurança e bem-estar do corpo técnico e administrativo do hospital foram colocadas em prática nos dias 12 a 15 de setembro.

A partir das reuniões, diz, a equipe verificou o que mais acontece na unidade e quais as demandas pontuadas pelos colaboradores.  “Esta semana procuramos trabalhar de forma mais humanista, fugindo dos treinamentos exaustivos convencionais. Com práticas mais dinâmicas, trazendo proximidade e união para os colaboradores”, garantiu Marco Aurélio.

A SIPAT é importante para acompanhar e conduzir os colaboradores do hospital para práticas corretas dentro do ambiente de trabalho, evitando acidentes e doenças e promovendo o resgate de valores esquecidos na correria do dia-a-dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo