Obra com mais de 2km de extensão visa duplicar a captação de água
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Demae) está realizando a duplicação da rede de captação de água da cidade. A obra tem uma extensão de mais de 2km.
A proposta é uma medida necessária para aumento da vazão de água bruta no Sistema de Abastecimento de Água de Caldas Novas. A elaboração do projeto seguiu as diretrizes usuais do Demae e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
O projeto prevê a duplicação do trecho inicial da Adutora de Água Bruta – AAB, o que completará toda a duplicação do sistema de abastecimento. Essa etapa tem extensão de cerca de 2.550 m. Na obra principal serão feitas implantações de caixas de manobras no início e no final do trecho a duplicar e de duas travessias áreas sobre "grota e córrego".
Ao longo do tempo o Demae vem realizando melhorias e ampliações, elevando a capacidade de armazenamento. O Reservatório que abastece Caldas Novas fica na área de captação, na margem direita do Ribeirão Pirapitinga, e deposita a água diretamente para a Estação de Tratamento de Água – ETA.
Antes ela era transportada através de uma única adutora. Posteriormente, ela teve o seu trecho final duplicado, nas proximidades da ETA. Em etapa seguinte passou por mais uma duplicação parcial, até o trecho final, já duplicado. O atual projeto completará a total duplicação e permitirá o aumento da vazão para a Estação em cerca de 70 Litros. Aumento de aproximadamente 23%.
A possibilidade de desativar a travessia existente foi prevista neste projeto, devido aos problemas sofridos em 2005, quando após fortes chuvas, a travessia acabou se rompendo. Para evitar esse tipo de problema a nova travessia terá altura superior à existente, sendo a sua cota inferior mais alta do que a cota superior da travessia existente
Segundo o presidente Demae, engenheiro Milton Galvão, com a duplicação, o Departamento espera desenvolver cada vez mais o sistema de água do município. “Estamos trabalhando muito para prestar um serviço de qualidade à população. É um serviço de ampliação do abastecimento de água. Queremos resolver essa, que pode ser 'a questão', dos próximos anos", enfatizou.