DestaquesEducaçãoPolíticaÚltimas Notícias

Câmara realiza Sessão Plenária em Campinas e aprova projetos que beneficiam servidores da Educação

Votação ocorreu após transferência simbólica do governo municipal para o bairro, que completa 215 anos, e Sessão Solene para entrega da Medalha Licardino de Oliveira Ney

Câmara realiza Sessão Plenária em Campinas e aprova projetos que beneficiam servidores da Educação

Em Sessão Plenária histórica realizada no Colégio Santa Clara, em Campinas, nesta terça-feira (8), a Câmara de Goiânia aprovou, em primeira votação, projetos de lei que beneficiam servidores da educação: o piso salarial para os professores e um bônus referente ao auxílio-locomoção para servidores administrativos da Rede Municipal de Ensino.

A Sessão Plenária, a primeira da história realizada no bairro que deu origem a Goiânia e que completa 215 anos nesta terça-feira, ocorreu após transmissão simbólica, pelo prefeito Sandro Mabel (União Brasil), da sede do governo municipal para Campinas e da Sessão Solene para entrega da Medalha Licardino de Oliveira Ney, concedida pelo Legislativo goianiense a pessoas que se destacam por ações em favor do desenvolvimento social, cultural, educacional e econômico e da preservação do patrimônio de Campinas.

Os projetos, aprovados em primeira votação, foram enviados pelo Executivo à Câmara. Um deles eleva o piso salarial dos professores a R$ 4.867,77. O reajuste será concedido em duas parcelas: 3% retroativos ao mês de junho; e 3,27% a partir de 1º de setembro, totalizando 6,27%. O mesmo percentual incidirá sobre os benefícios da Gratificação de Regência de Classe; do Auxílio-Locomoção; e da Gratificação pelo Exercício de Atividades de Pesquisa, Capacitação e Técnico-Educacionais Especializadas. A medida equipara os vencimentos dos professores municipais ao Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica.

O outro projeto autoriza o pagamento excepcional do auxílio-locomoção, em julho, no valor de R$ 850,00, aos trabalhadores administrativos da Educação, devido à continuidade das atividades administrativas nas escolas mesmo durante o recesso – benefício que não estava previsto na atual legislação.

A votação das duas propostas será concluída nesta semana, antes do início do recesso parlamentar.

O presidente da Câmara, vereador Romário Policarpo (PRD), destacou a importância simbólica da realização da Sessão Plenária em Campinas. “Acho importante momentos como este, aqui em Campinas, em que deslocamos a Câmara para outros locais da cidade. Votamos matérias e damos oportunidade para pessoas da região também participarem”, disse, em entrevista à TV Câmara, que transmitiu ao vivo a solenidade. “Acho que é isso que a Câmara precisa fazer: estar cada vez mais próxima da população”, afirmou.

Balanço do semestre

Policarpo também fez um balanço dos primeiros seis meses de 2025. Segundo ele, o Legislativo contribuiu com o processo de recuperação da cidade. “A avaliação é positiva. Nós tivemos um momento de arrumação da cidade; e o Legislativo tem feito sua parte para ajudar o Poder Executivo nisso. Há sinais pelas ruas de que Goiânia tem se recuperado, e a Câmara continuará fazendo esse papel, de auxílio ao Poder Executivo”, disse.

Romário lembrou ainda que outros projetos importantes para a cidade serão discutidos ao longo do ano. No Legislativo, uma das prioridades é a realização de concurso público. “O edital deve sair no segundo semestre; a gente espera que as provas sejam aplicadas ainda neste ano, para que, no próximo ano, a gente faça a convocação”, concluiu.

Botão Voltar ao topo