Destaques

Ciclovia da Avenida Rio Verde recebe nome de destacado ativista do ciclismo de Aparecida

Ciclovia da Avenida Rio Verde recebe nome de destacado ativista do ciclismo de Aparecida

Edson de Melo Alves foi um dos fundadores do grupo GO Ciclo e faleceu no ano passado em decorrência de complicações de um acidente doméstico.

A ciclovia da Avenida Rio Verde, uma das principais vias de Aparecida de Goiânia e que limita com a capital, Goiânia, passou a se chamar oficialmente Edson de Melo Alves, em homenagem ao ativista do ciclismo da região metropolitana. A cerimônia de batismo do novo nome ocorreu durante um passeio ciclístico na manhã deste domingo, 08, com a presença de autoridades, familiares de Edson e ciclistas.

Edson de Melo Alves, que faleceu em 2023, dedicou grande parte de sua vida à promoção da bicicleta como meio de transporte sustentável e à busca por mais segurança e infraestrutura para os ciclistas em Aparecida de Goiânia. Ele também foi um dos fundadores do grupo GO Ciclo, que completou dez anos de existência este ano.

A irmã de Edson, Ângela de Melo, relembrou a trajetória do irmão no ciclismo da cidade. “Em 1986, o Edson comprou sua primeira bicicleta, e a partir daí, ele foi se desenvolvendo cada vez mais no esporte. Tivemos a oportunidade de viajar para Ubatuba com ele e sua bicicleta. Tenho certeza de que onde quer que ele esteja, está muito feliz com essa homenagem, orando por nós e acreditando que tudo dará certo”, afirmou.

A proposta de nomear a ciclovia foi feita por meio de um projeto de lei do vereador Diony Nery. Para o parlamentar, essa homenagem é uma forma de manter viva a memória de Edson de Melo. “Como esportista, sei da importância da bicicleta. Esta ciclovia, recentemente reformada pelo Prefeito Vilmar Mariano, agora carrega o nome de alguém que também lutou pelo esporte em Aparecida”, destacou.

A ciclovia da Avenida Rio Verde é uma das grandes obras de Aparecida, revitalizada em parceria com a Prefeitura de Goiânia. Além da ciclovia, a via recebeu iluminação em LED, paisagismo e recapeamento em ambos os sentidos. Com 12 quilômetros de extensão, ela conecta importantes bairros e proporciona um trajeto seguro para quem utiliza a bicicleta, seja para transporte ou lazer.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Aparecida, Marcelo Augusto, ressaltou o legado de Edson. “Essa ciclovia não é apenas um espaço de mobilidade e lazer. Agora, ela simboliza o respeito à vida e as contribuições de Edson. Sua história irá inspirar todos aqueles que passarem por ela”, afirmou.

Botão Voltar ao topo