Serviços

Corpo de Bombeiros de Goiás lança Operação Cerrado Vivo 2019

Com foco na prevenção e controle de incêndios em vegetação, o governo de Goiás, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), lança nesta quinta-feira, 13, às 9 horas, no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, a Operação Cerrado Vivo 2019. As altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e longo período sem chuvas nesta época do ano são propícios aos incêndios que destroem o meio ambiente e pioram a qualidade do ar, além de serem fatores de risco para acidentes nas rodovias. Haverá coletiva de imprensa com exposição de materiais, viaturas e equipamentos, detalhando as estratégias da operação.

Fiscalização

O trabalho da Operação Cerrado Vivo não se resume ao combate aos incêndios e este ano a ação fiscalizadora vai focar nos incêndios urbanos, em parceria com as prefeituras. Os bombeiros militares estão desde o início do ano realizando diversas ações preventivas, como palestras em escolas e parcerias com sindicatos rurais. Cartilhas educativas, visitas a propriedades rurais, oficinas para confecção de abafadores e treinamento de brigadas de incêndio, para atuarem em propriedades rurais e áreas de proteção ambiental, são algumas das ações já desenvolvidas.

Somente este ano já foram registradas 959 ocorrências de incêndio em vegetação em Goiás e a tendência é de aumento nos número. Além da destruição da vegetação, as queimadas provocam problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos, devido a inalação de fumaça. E ainda, causam riscos de acidentes nas rodovias, quando labaredas ou fumaça invadem as pistas de rodagem, provocando a falta de visibilidade aos condutores de veículos e motocicletas.

Prevenção

Grande parte dos incêndios em vegetação podem ser evitados, pois são provocados por ações diretas do homem, como o lançamento de tocos de cigarro e até mesmo garrafas nas estradas. Por isso é importante o trabalho preventivo e de conscientização de toda a população. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás por meio da Operação Cerrado Vivo alerta à população para a suspensão do uso de fogo em qualquer tipo de vegetação neste período de estiagem. Lembrando ainda, que provocar incêndio em mata ou floresta é tipificado na lei nº 9.605/98 como crime ambiental, com pena de reclusão de 2 a 4 anos, e multa.

Botão Voltar ao topo