O ano de 2016 realmente começou em clima de disputa eleitoral na capital goiana. Pela primeira vez o mundo político goianiense ferve na pré-campanha. Nunca antes houve tantos candidatos da base do governo perseguindo o sonho de sentar na cadeira, que, hoje, pertence a Paulo Garcia (PT).
Os deputados federais tucanos Giuseppe Vecci e Waldir Soares, e o vereador Anselmo Pereira, estão lutando com unhas e dentes para conseguir a bênção de Marconi Perillo. Aliado de primeira hora, o PSD está concentrado em decidir entre Virmondes Cruvinel e Francisco Júnior, ambos ex-vereadores, ambos deputados estaduais. Correndo por fora, no PTB de Jovair Arantes, o ex-deputado federal Luiz Bittencourt volta à política tentando novamente ser prefeito.
Do outro lado do espectro político, a aliança PT/PMDB, que há três gestões governa a cidade, agora parece não mais existir. O PT já está em fase de disputa interna com Luis Cesar Bueno de um lado, e Adriana Accorsi do outro. Os dois são representantes do partido na Assembleia Legislativa.
Tentando emplacar novamente uma terceira via, o ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, vem com seu PSB sob às graças de Lúcia Vânia, tentando sair do terceiro lugar que amarga desde 2010. No mundo das esquerdas unidas, o nome da deputada estadual Isaura Lemos (PCdoB) tem sido ventilado.
Por fim, já em primeiro lugar dns pesquisas, ninguém menos que o mítico Iris Rezende (PMDB) que já aparece nas pílulas partidárias chamando a administração petista de incompetente. Administração essa que o próprio ex-prefeito ajudou a eleger.
Acreditando no papel da imprensa na democracia, o Hora Extra tem feito diversas entrevistas com os postulantes que estão sendo veiculadas no site do jornal (www.jornalhoextra.com). Em um primeiro momento mostraremos o perfil de cinco entrevistados – Francisco Júnior (PSD), Luis Cesar Bueno (PT), Luis Bittencourt (PTB), Virmondes Cruvinel (PSD) e Waldir Soares. Na próxima edição traremos Adriana Accorsi (PT), Anselmo Pereira (PSDB), Giuseppe Vecci (PSDB), Iris Rezende (PMDB), Isaura Lemos (Pc do B) e Vanderlan Cardoso (PSB).
Francisco Júnior (PSD)
Quem é?
Sem laços de parentescos políticos, entrou na política em 2004, convidado por dirigentes do PMDB. Com uma boa formação técnica, virou secretário de planejamento de Iris Rezende a partir de 2005. Foi vereador, presidente da Câmara, e, agora, é deputado estadual pelo PSD.
Principais projetos:
Por ter criado o Plano Diretor, Francisco Júnior tem como principal meta implantá-lo totalmente. Ele espera poder colocar em prática um modelo especial em relação ao espaço, considerando a função social do espaço. Pretende também reorganizar o crescimento de Goiânia nos eixos de desenvolvimento; terminar obras como o projeto Macambira-Anicus, e fazer uma gestão dos parques da cidade. Também tem o projeto de investir nas indústrias de informática e turismo. Para o deputado, o maior problema da cidade é a falta de articulação entre as secretarias da prefeitura e acha que faltou competência do prefeito em lidar com a Dengue.
O que traz de novo:
Como secretário de planejamento do município Francisco foi o responsável direto pelo atual Plano Diretor que, inclusive, ganhou alguns prêmios. Entretanto, o plano nunca foi implantado totalmente e Francisco teria o know how necessário para fazer isso acontecer. A idéia de encadeamento de obras (em que uma obra só pode ser feita quando outra acaba) também é novidade e, se bem implantada, pode dar certo.
Luis Cesar Bueno (PT)
Quem é?
Militante petista desde os anos de 1980, Luis Cesar tem uma trajetória política de militância no Partido dos Trabalhadores. Foi vereador por dois mandatos e está há três mandatos na Assembleia Legislativa. No momento também é presidente do PT metropolitano e uma das maiores vozes de oposição a Marconi Perillo.
Principais Projetos:
Se eleito, Luis Cesar Bueno pretende defender o que chama de “legado petista na Capital”, continuará com as obras de mobilidade feitas por Paulo Garcia, e lutará pela melhoria do transporte público. Para o deputado, o maior problema que assola Goiânia é a falta de segurança que ele debita na conta do governo estadual. Pretende lutar por mais recursos federais para a segurança e espera poder exercer uma pressão maior no governador quanto à questão. Defensor do estilo Paulo Garcia de governar pretende fazer uma gestão que gaste mais com os problemas dos cidadãos do que com propaganda.
O que traz de novo
Luis Cesar Bueno encara os problemas do trânsito e de mobilidade em Goiânia de frente e entende que o Metrô seria a melhor solução e não se esquivaria em se o prefeito que começasse a empreitada, mesmo que não pudesse inaugurá-lo (como todos sabem as obras de metrô são sempre demoradas).
Luiz Bittencourt (PTB)
Quem é?
Filho do ex-vice governador José Luiz Bittencourt, Luiz Bittencourt fez sua carreira política no legislativo, sendo duas vezes deputado estadual e duas vezes deputado federal. Foi duas vezes candidato a prefeito, mas nunca se elegeu. Em 2010, abandonou a política por se dizer decepcionado, mas, após perceber o descaso com que Goiânia vem sendo tratada, decidiu se candidatar pelo PTB.
Principais Projetos
Para Bittencourt é necessário que em todas as áreas da administração tenha uma linha dura de planejamento de curto, médio e longo prazo. Seu principal motivo é trazer para Goiânia o protagonismo que a cidade possuía no centro-oeste. Segundo o candidato, é necessário que Goiânia copie o que deu certo em outras cidades como o Tolerância Zero em Nova Iorque, O Transporte Público de Cali e a Educação de Sobral.
O que traz de novo:
Focado nas novas tendências administrativas de cidades, Bittencourt pretende resgatar a sensação de pertencimento nos moradores para que a cidade volte a ser o que era antes, uma cidade bonita e alegre. Pretende investir em tecnologia da informação nos mais variados setores, e, acima de tudo, quer ter um quadro de servidores qualificados que possam agir com eficácia e inteligência.
Virmondes Cruvinel (PSD)
Quem é?
Filho dos ex-deputados Virmondes Cruvinel e Rose Cruvinel, Virmondes foi duas vezes vereador e hoje é deputado estadual. O mais jovem postulante acredita na força das novas ideias e no momento de desgaste de Paulo Garcia. Um dos deputados mais atuantes do estado, tem focado seu discurso na busca do consenso e sem críticas pesadas à atual gestão.
Principais projetos:
O deputado já disse que em Goiânia não se faz corretamente o básico e é por aí que ele quer começar. Também pretende apoiar o empreendedorismo e investir bastante em mobilidade. Entusiasta das bicicletas, quer consolidar o novo modal em Goiânia.
O que traz de novo:
Para o trânsito quer implantar o projeto de Ondas Verdes e mudanças semafóricas. Pretende atuar fortemente nas aéreas de novas tecnologias incentivando Startups, pretende regulamentar o Uber. Também tem o projeto de resgatar a arquitetura art déco da capital, além de criar programas de assistências sociais com a sociedade civil organizada; quer criar as subprefeituras nos bairros.
Waldir Soares (PSDB)
Quem é?
Deputado Federal mais bem votado do estado de Goiás, Waldir Soares aparece como um outsider da política. Fez carreira como delegado de polícia. Foi suplente de deputado federal em 2010, e se elegeu em 2014. Eleito um dos políticos que mais fazem oposição no país, não conta com o apoio do seu partido para ser candidato, mas garante que não desistirá desse sonho.
Principais Projetos
Ligado a área de segurança pública, tem vários projetos relacionados à questão, como a criação da secretaria de segurança municipal. Também tem o projeto da Fazenda Esperança, um local de assistência a pessoas em situações de rua. Em seu primeiro dia de mandato pretende fazer um mutirão para limpar a cidade.
O que traz de novo
O Delegado tem o projeto de criar a creche noturna e os Cmeis verticalizados. Também pretende investir pesado em cultura, esporte e lazer com centros específicos para esse fim. Quer também valorizar a cultura sertaneja criando o museu do sertanejo. Também tem projetos para revitalizar o centro de Goiânia e transformar em ponto turístico.