No mês de fevereiro de 2017, as Escolas das redes municipal, estadual e particular receberam a primeira edição do álbum de figurinhas “Todos Contra a Dengue”. O projeto é de iniciativa da Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde e Superintendência de Meio Ambiente, e envolve alunos do jardim II ao 5º ano. Entre os principais prêmios estão: skates, bicicletas e bolas de futebol e vôlei, e outros.
Para incentivar o preenchimento dos álbuns, a secretária Fabiana Toledo resolveu reduzir a quantidade de recicláveis. Ela também nomeou uma coordenadora central do projeto que faz as visitas, praticamente diárias, procurando motivar a todos.
Conforme explica a secretária, em cada escola foi definido um local para as crianças trocarem garrafas peti, latinhas e outros materiais por adesivos. “É necessário colecionar 25 figuras autocolantes, acompanhadas de muita informação para completar o álbum. Com relação à quantidade de recicláveis, inicialmente, era preciso apresentar 10 unidades, depois passou para seis e agora são apenas três. É válido ressaltar que as trocas estão sendo feitas nas Escolas diretamente com as coordenadoras em dia e horário estabelecido na própria unidade.”
De acordo com Fabiana, a interação entre texto e imagens é uma forma lúdica de ensinar e a possibilidade de colecionar as figurinhas traz dinâmica a essa iniciativa. O álbum tem como proposta levar a todos os estudantes do município fatos e informações sobre ações simples na prevenção de doenças; a necessidade da coleta seletiva; a importância de manter locais públicos limpos e a orientação das famílias.
“É um trabalho encantador, que ensina as crianças a valorizar a cidade. Ao mesmo tempo, temos nele a educação ambiental e cidadania. As questões com relação à saúde são também muito importantes para a nossa cidade. Estes conceitos são fundamentais e este projeto vai contribuir muito para o município e para o futuro da nossa cidade”, assegura a secretária de Educação.
Mais informações sobre o andamento do projeto “Todos Contra a Dengue” podem ser obtidas na Semed pelo telefone (64) 3417.2106. Falar com a professora Nilza.