Ações voluntárias estão aproximando a comunidade do cotidiano escolar e revitalizando aquelas unidades públicas de ensino que necessitam de reparos emergenciais, em Valparaíso de Goiás.
O objetivo do trabalho conjunto é fazer a diferença, unindo pais e profissionais da educação, para que no início do ano letivo, as escolas da Rede Pública Municipal estejam preparadas e recebam a comunidade escolar com instalações adequadas.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, o quadro de gestores escolares foi renovado em cerca de 90%, tendo a maioria dos novos diretores encontrado escolas em estado crítico e impróprio para o uso coletivo de alunos e servidores.
Diante dos fatos e da necessidade de resolver os problemas, os diretores prepararam um plano de ação visando reformar e organizar os espaços físicos das escolas públicas. Para isso, eles estão contando com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e de parcerias com diversos segmentos.
Segundo Ligia Christiane, diretora da Escola Municipal Cecília Meireles, situada no Jardim Céu Azul, um movimento carismático da Igreja Católica, colaborou prontamente e auxiliou na reforma de alguns pontos da escola. “A Prefeitura disponibilizou o material e eles ofereceram a mão-de-obra. Se o nosso compromisso inicial era trazer a comunidade para escola, já estamos conseguindo”, relatou.
No Setor de Chácaras Anhanguera B, a diretora Sandra Lisboa, obteve êxito ao sensibilizar servidores e pais de alunos, que estão participando de uma importante mobilização para revitalizar a Escola Municipal Gilmar de Jesus Cavalcante. De acordo com o vigilante escolar, Paulo Eduardo, a unidade está sendo pintada com a cooperação da direção, de professores e dos moradores da região. Além da criação de um canteiro para o plantio de hortaliças, no local será implantado um belo jardim com mudas que foram doadas pelo Viveiro Municipal.
De acordo com a diretora, Maria Valdirene, responsável pela Escola Municipal Professora Divina Lourenço de Melo Leão, localizada no bairro Etapa B, a pintura e a decoração da unidade de ensino está sendo realizada com a participação de funcionários. A nova gestora herdou um prédio público cercado de problemas e trabalha para melhorar toda estrutura escolar. “Eu quero muito realizar uma transformação e mudar a cara da escola. Pais estiveram aqui e ficaram surpresos comigo pintando o portão. Estamos todos colocando a mão na massa ”, disse.