EconomiaInvestimentosSociedade

ENEL Distribuição Goiás construirá centro de treinamento para capacitação de eletricistas

Para o projeto, será instalada uma rede completa, com toda cadeia de distribuição de energia, desde a alta tensão até os medidores. Com o foco em atingir uma operação com zero acidentes, o objetivo é formar eletricistas qualificados e atualizar aqueles que já estão no mercado de trabalho.

Em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Enel Distribuição Goiás irá construir um Centro de Treinamento Avançado localizado na Faculdade Senai Ítalo Bologna, em Goiânia. A parceria será assinada nesta quinta-feira, 27, às 8h, no auditório da Faculdade. O objetivo principal do novo centro será formar mão de obra especializada para atuar nos mais modernos tipos de rede de energia e capacitar os profissionais reforçando a cultura de segurança, que é um dos pilares do Grupo Enel.

O Centro de Treinamento é mais uma oportunidade para aqueles que buscam uma formação profissional para se inserirem no mercado de trabalho. O centro vai formar profissionais especializados para realizar instalação, construção, operação e manutenção de redes com as novas tecnologias que já estão sendo instaladas pela Enel em todo o Brasil.

Desde que assumiu a distribuição de energia em Goiás, a Enel está trabalhando na capacitação de todos os seus eletricistas parceiros para aprimorar as suas competências e reforçar a cultura de segurança no Estado. A segurança é um valor indispensável para o grupo e o objetivo é que as empresas parceiras estejam preparadas para seguir todos os padrões de segurança.

Tecnologia

O Centro de Treinamento Avançado, com área de aproximadamente 8 mil metros quadrados, contará com postes para treino de eletricistas e terá capacidade para atender cerca de 100 alunos em cada turma. No espaço, será instalada uma rede completa, com toda cadeia de distribuição de energia, desde a alta tensão até os medidores, inspirado no Centro de Treinamento Enel de Áquila, na Itália. Serão instalados, também, dispositivos modernos que permitirão a análise e o estudo dos diferentes tipos de redes, sistemas de telecontrole, que são equipamentos operados a distância e que agilizam o reestabelecimento do fornecimento de energia elétrica em caso de falhas e medidores inteligentes, que permitem ao cliente melhor controle do consumo de energia, além de possibilitar que a distribuidora monitore de forma remota e mais precisa a qualidade do fornecimento e a leitura no ponto do consumo.

Outra novidade é que parte da formação dos profissionais será realizada por meio de realidade virtual. A partir da simulação 3D os participantes do treinamento poderão realizar procedimentos e operações, escolhendo equipamentos e ferramentas adequados. Com essa tecnologia é possível vivenciar a experiência de uma intervenção na rede de forma segura.

No novo Centro de Treinamento, a rede de distribuição de energia elétrica será projetada para fins didáticos, possibilitando que os principais elementos que compõem a rede ou o sistema possam ser estudados ou visitados, como cabos, postes, equipamentos de medição inteligente, transformação e um laboratório de telecontrole. Com a conclusão da obra, prevista para o primeiro semestre de 2020, a rede será utilizada para treinamento de profissionais e parceiros da distribuidora e também para a capacitação de novos eletricistas pelo Senai.

Ainda durante o evento desta quinta-feira (27), também será firmada uma parceria com o Comando de Operações Especiais – Exército Brasileiro. Essa parceria prevê a qualificação de militares, que após o período de trabalho temporário no Exército Brasileiro, precisam se inserir no mercado de trabalho. Os treinamentos serão focados para formar eletricistas e supervisores e encaminhá-los para contratação em empresas parceiras.

Botão Voltar ao topo