Notícias

Formando Jovens empreendedores

Alunos da rede pública e privada graduam no programa Miniempresa da associação Junior Achievement Goiás

A associação Junior Achievement Goiás encerra mais um ciclo de 15 semanas de trabalho formando 195 alunos de 8 escolas no programa Miniempresa. A solenidade, que acontece na próxima terça-feira (22) às 19h30 no Auditório Lago Azul, no Centro de Convenções de Goiânia, reúne empresários, voluntários, escolas, pais e alunos para premiar os melhores desempenhos durante o programa.
Durante o projeto, cada grupo de estudantes criou um produto, elegeu diretores e presidentes, produziu, vendeu e doou o valor que seria pago em impostos para alguma instituição filantrópica, simulando uma empresa real. No processo, os jovens têm contato com o funcionamento interno de um negócio e levam para si uma série de características empreendedoras. Durante essa trajetória, os alunos foram regidos e apoiados por 40 profissionais voluntários de empresas mantedoras e parceiras da associação e da comunidade.
 
Com destaque na importância da sustentabilidade no empreendimento, a associação premia o grupo que se mostrou mais atento com o tema, através do prêmio Negócio Sustentável. Considerando também a inovação do produto, a escolha mais inusitada leva o prêmio de Produto Destaque. Para a miniempresa mais participativa, unida e empenhada, existe o prêmio de Equipe Empreendedora que, além do troféu, oferece aos vencedores um jantar no restaurante Outback. Valorizando também os resultados financeiros e organização dos dados da empresa durante as 15 semanas do programa, a associação entrega os troféus para Maior Faturamento, Maior Rentabilidade e Melhor Relatório Final. Além dos prêmios coletivos, também são premiados o melhor vendedor e o melhor aluno de cada miniempresa.
 
Nesta edição a formatura do Miniempresas tem como paraninfa a ex-aluna do projeto, Marina Masseroni, que é voluntária e, atualmente, é uma das mantenedoras do projeto com sua empresa STA Máquinas, que além de contribuir financeiramente cede colaboradores para o Programa de Voluntariado Corporativo da Junior Achievement Goiás. 
 
Sobre a Junior Achievement Goiás
Criada nos Estados Unidos, em 1919, a entidade atua em mais de 120 países, onde beneficia cerca de 12 milhões de jovens por ano. Presente em todo território nacional, a organização trabalha empreendedorismo nas escolas através de projetos aplicados por voluntários do mundo corporativo e financiados por empresas do estado. Os programas trabalham as vantagens de permanecer na escola, falam de finanças pessoais, ética, introduzem os jovens aos principais conceitos do mundo dos negócios, entre tantos outros temas que procuram oferecer aos estudantes uma formação mais completa e instiga-los a ter uma atitude empreendedora para a vida.
 
O Programa Miniempresa
Aplicado aos alunos do 2º ano do ensino médio, agrega à educação formal uma vivência prática de organização e operação de uma empresa, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de lideranças. Através do método “aprender-fazendo”, aproximadamente 25 jovens, durante 15 encontros semanais, escolhem um produto a ser produzido e comercializado, levantam o capital necessário para iniciar o empreendimento, organizam a administração, elegendo um presidente e seus diretores, compram matérias-primas, pagam salários e comissões, recolhem encargos e impostos.
 
No final de 15 jornadas, a empresa é encerrada e seu resultado financeiro é dividido entre os acionistas. Os encargos e impostos são doados a uma instituição beneficente. Todo o trabalho é orientado por profissionais do mercado, voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Produção e Recursos Humanos.
 
Miniempresas desse semestre
As empresas criadas nesse semestre pelas 8 miniempresas, sendo uma federal, 2 estaduais e 5 particulares, foram a Criachivers S.A/E,  do Colégio Estadual Antônio Oliveira da Silva, com produção de maletas; Capitão Soneca S.A/E, do CPMG Major Oscar Alvelos, produzindo tapa olhos; After Dreams S.A/E, do Colégio Guilherme Ramos, na confecção de almofadas decorativas; Rolharte S.A/E, Colégio Integrado Jaó, com quadros de rolhas; Dreams S.A/E, do Colégio Prevest – Unidade Centro, Kit Soneca; Brad Kitt De Leitura S.A/E, Colégio Prevest – Unidade Sul, kit leitura; Cronart S.A/E, do Colégio Metropolitano, kit colar e pulseira; e Cangu S.A/E, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, com nécessaire são os nomes das miniempresas criadas pelos formandos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo