DestaquesEducação

GRACINHA CAIADO ANUNCIA INTERCÂMBIO  À EUROPA PARA VENCEDORES DO DESAFIO DE MATEMÁTICA DO APRENDIZ DO FUTURO

GRACINHA CAIADO ANUNCIA INTERCÂMBIO  À EUROPA PARA VENCEDORES DO DESAFIO DE MATEMÁTICA DO APRENDIZ DO FUTURO

 

A coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, recebeu os estudantes campeões no Palácio das Esmeraldas e revelou que parte do grupo terá a chance de explorar a rota olímpica na França e na Suíça, com todas as despesas pagas.

Doze jovens do programa Aprendiz do Futuro, que faz parte da iniciativa Goiás Social, irão para a Europa em novembro após conquistarem o desafio Aprendizes da Matemática. Na cerimônia de recepção, Gracinha enfatizou que “este concurso não se limita a números; é uma homenagem ao potencial de cada um de vocês. Com dedicação e determinação, é possível superar obstáculos.”

Com mais de 1.200 participantes, o desafio teve como principal objetivo estimular o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades em matemática. Após várias etapas de seleção, 30 jovens com os melhores resultados foram premiados. Gracinha destacou que essa competição “oferece oportunidades e recursos para o futuro”, alinhando-se à missão do programa Aprendiz do Futuro. Ela também mencionou que mais de 70% dos participantes conseguem ingressar no mercado de trabalho após o programa.

Os primeiros colocados ganharão uma viagem internacional, começando por Paris, onde ocorreram os Jogos Olímpicos deste ano, e depois seguirão para Lausanne, na Suíça, conhecida como a “Capital Olímpica”, que abriga o Comitê Olímpico Internacional (COI) e um museu dedicado ao esporte. Além disso, outros dez participantes receberão smartphones e fones de ouvido.

Preparação Através do Estudo

Izabella Oliveira, uma estudante de 16 anos da rede pública de Luziânia, é uma das selecionadas para a viagem. Ela organizou uma turma de estudos em grupo, o que foi fundamental para sua preparação. “Dedicamos muito tempo a isso, e agora estamos colhendo os resultados”, disse ela. “Jamais imaginei que chegaria tão longe, é uma experiência incrível.”

Todos os participantes tiveram acesso a dois aulões de matemática, realizados em colaboração com o Sesc/Senac, que os prepararam para a primeira fase do desafio, chamada Pílula de Conhecimento. Essa fase ocorreu online, onde os estudantes precisavam obter notas iguais ou superiores a 8,0 para se classificar. A etapa final foi uma avaliação presencial que definiu os campeões.

O Aprendiz do Futuro, que começou em 2021, é reconhecido como o maior programa de socioaprendizagem do Brasil, já atendendo mais de 11 mil estudantes. A iniciativa promove a inclusão social por meio da educação e do trabalho, oferecendo salários e benefícios como vale-alimentação e vale-transporte aos participantes com idades entre 14 e 15 anos. “Goiás é um Estado que oferece muitas oportunidades. Aqueles que desejam estudar e se qualificar encontrarão suporte aqui”, declarou o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Mattos.

Esse projeto é uma parceria do Governo de Goiás com a Demà Jovem/Renapsi. Raquel Barbosa, conselheira-presidente da Renapsi, ressaltou que a premiação do desafio de matemática simboliza um “intercâmbio cultural” que ajudará a expandir os horizontes dos jovens envolvidos.

Botão Voltar ao topo