Início do Período de Cadastro e Recadastro para o Passe Livre Estudantil
Os estudantes que já atualizaram seus dados este ano não precisam repetir o processo. O benefício do Goiás Social oferece 48 passagens a alunos de escolas públicas e privadas.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) do Governo de Goiás iniciou, nesta terça-feira (16/7), o período de cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil (PLE) para estudantes da Região Metropolitana de Goiânia e Anápolis. As solicitações podem ser feitas até 30 de setembro. Aqueles que já atualizaram seus dados em 2024 não precisam fazê-lo novamente.
O Passe Livre Estudantil, parte do programa Goiás Social, oferece transporte gratuito para estudantes com cadastro ativo, com até 48 viagens mensais. O objetivo é diminuir a evasão escolar e facilitar a mobilidade dos alunos.
Para garantir o benefício, novos estudantes devem se cadastrar, fornecendo seus dados e documentos pessoais. Os estudantes veteranos precisam atualizar suas informações no sistema. Caso haja alguma irregularidade ou falta de documentos, o prazo para regularização vai até 31 de outubro de 2024.
**Cadastro na Região Metropolitana de Goiânia**
Para iniciar o cadastro, acesse o site juventude.go.gov.br, preencha o formulário e anexe os documentos necessários (RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e uma foto 3×4). Após a análise e aprovação, o cartão do beneficiário estará disponível no Vapt Vupt escolhido pelo estudante em até 10 dias após a inscrição. A retirada do cartão deve ser agendada no site: www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento.
O atendimento abrange os municípios de Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.
Cadastro em Anápolis
Para estudantes de Anápolis, o cadastro deve ser feito presencialmente na sala de atendimento do Passe Livre – Urban, localizada na sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes, na rua General Joaquim Inácio, nº 206. É necessário levar cópias do CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e uma foto 3×4. Após a aprovação, o cartão poderá ser retirado em até sete dias na unidade de referência do terminal urbano de Anápolis, na rua Tonico de Pina, no Setor Central.
Fonte: Kilattes Redação/ Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás
Foto: Carol Costa/Seds