Ao todo 80 mulheres participam dos módulos do Programa Meninas Superempreendedoras implantado em Aparecida de Goiânia
O Programa Meninas Superempreendedoras é inovador e combina empreendedorismo e metodologias de iniciação empresarial (start-up) adaptadas especificamente para jovens mulheres. A realização deste projeto é uma parceria entre Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED) órgão vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, com Fundação Pró-Cerrado, Sebrae-Go e Fundação Panamericana para o Desenvolvimento (PADF). A união tem objetivo de promover a autoestima e as habilidades de jovens mulheres de 14 a 18 anos, vinculadas aos programas Jovem Cidadão e Menor Aprendiz que já atuam em órgãos públicos e grandes empresas da Região Metropolitana. O programa será apresentado no dia 24 de agosto (quinta-feira), às 14h, no auditório Mauro Borges. O evento contará também com a palestra “Geração Millenium”, ministrada por Vandré Sales, diretor executivo do Gyntec e CEO da Pontoget Inovação.
O Programa Meninas Superempreendedoras é uma ação piloto do Programa WOMP! Women Power (Poder das Mulheres!). As mulheres jovens da região de Aparecida de Goiânia enfrentam uma série de riscos sociais, como abstenção escolar, baixa renda familiar, discriminação sexual e racial, gravidez na adolescência e dependência de drogas, entre outros. Esses fatores contribuem e são agravados por baixas qualificações profissionais e menores rendimentos de trabalho. Ao mesmo tempo, elas frequentemente são responsáveis pela renda familiar, mas permanecem à margem da sociedade sem caminhos claros para reverter suas situações.
O Meninas Superempreendedoras, com duração de quatro meses será desenvolvido em duas etapas. A primeira, composta por seminário e capacitações; e, a segunda, composta pelo trabalho de mentoria para as jovens mulheres, realizado por empresários voluntários. As capacitações acontecem sempre às quintas-feiras, em duas turmas, uma na parte da manhã e outra, à tarde.
As capacitações previstas no projeto atuam na autoestima e na confiança por meio do Seminário de Empoderamento das Mulheres com foco em inovação e empreendedorismo. Em seguida terão acesso à capacitação para o mercado digital – startups – obtendo as habilidades necessárias para planejar pequenos negócios inovadores ou ocupar lugar no mercado de trabalho.
O programa servirá de piloto para próximas edições, após avaliação de metodologia e conteúdo, com as adaptações necessárias e, para os próximos anos, ampliar as ações com a formação de redes de jovens mulheres empreendedoras.
SERVIÇO:
Apresentação do Programa Meninas Superempreendedoras
Data: 24 de agosto – quinta-feira
Horário: a partir das 14h
Local: Auditório Mauro Borges – Palácio Pedro Ludovico, Rua 82, 400 – St. Central, Goiânia
2 minutos lidos