Nesta quinta-feira, 2, a Comissão do Meio Ambiente, presidida pelo vereador Gustavo Cruvinel (PV), se reúne para examinar três projetos que tramitam na Câmara Municipal de Goiânia. o de maior interesse tem autoria do atual presidente da Casa, Romário Policarpo (Pros), com a substituição de canudos plásticos em Goiânia por outros feitos de material biodegradável e reciclável. A reunião da Comissão acontece às 8h30, na Sala do próprio organismo, que funciona na Câmara Municipal de Goiânia.
Diligências – Segundo o presidente da Comissão, Gustavo Cruvinel, foram necessárias algumas diligências, não só para avaliar os ganhos do ponto de vista ambiental, como também para medir o impacto junto ao setor empresarial. “Ouvimos representantes e o projeto está pronto para ser votado, com a maior segurança possível”, diz Gustavo. Essa medida restritiva já vem sendo adotada em várias cidades pelo mundo, tendo provocado polêmica recentemente no Rio de Janeiro. Em abril, a Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou outro projeto que pode proibir canudos e sacolas plásticas em todo o país.
O projeto do vereador Romário Policarpo, depois de passar pela Comissão do Meio Ambiente, segue para votação no plenário.
Mais dois – Além da restrição a canudos, a Comissão examina também outro projeto de Romário Policarpo, que trata da proibição do uso de água tratada para lavar calçadas. O terceiro projeto, de autoria da vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) trata de novas penalidades para quem maltratar animais em Goiânia.
A reunião começa às 8h30 desta quinta, 2, na Sala da Comissão do Meio Ambiente, que funciona no Prédio da Câmara Municipal de Goiânia, em frente à Praça do Trabalhador.