No intuito de chamar a atenção dos colaboradores para os cuidados com a saúde mental – campanha Janeiro Branco -, o setor de Psicologia do Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) realizou nesta quinta-feira, dia 21, ações nos setores da unidade.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, com 5,8% da população, atrás apenas dos Estados Unidos, com 5,9%. O país é, ainda, o de maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo, com 9,3% da população.
Este ano a campanha, que está em sua oitava edição, tem como lema: “Todo Cuidado Conta”. As psicólogas fizeram dinâmicas com os colaboradores do hospital, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional, incentivando a cuidar da saúde mental, além de orientações sobre como combater a depressão, a ansiedade e o estresse. Cada servidor recebeu um kit contendo um folder com referências de atendimento psicológico e psiquiátrico, um bombom, um lápis e uma folha em branco para escreverem ou reescreverem sua história de vida.
A enfermeira Ana Luiza Silva achou importante o esclarecimento e as orientações. “Com a correria do dia a dia, acabamos não dando muita atenção ao nosso emocional. Esse chamamento nos auxilia a buscar uma melhor qualidade de vida”, pontuou Ana. Para a colaboradora Karoline Nantes esse suporte e divulgação oferecidos pelo hospital são de grande valor. “As vezes passamos despercebidos! E essa ação mostra reconhecimento pelo profissional, pois sem saúde mental não temos saúde física. Em 2021 quero crescimento, saúde integral para todos, sabedoria, entre outras coisas”, afirmou Karoline com entusiasmo.
Segundo a coordenadora da Psicologia, Flávia Zenha, toda a ação foi pensada de forma humanizada, visando acolher e amenizar os impactos do adoecimento, vivenciados pelos profissionais da unidade. “Nosso objetivo foi colocar o tema da saúde mental em evidência, chamar os colaboradores para uma reflexão sobre suas vidas, a qualidade de seus relacionamentos e do seu trabalho, auxiliando na prevenção de doenças e promoção da saúde emocional e consequentemente física”, salientou a psicóloga.