A GoiásFomento formalizou termo de Cooperação Técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. A assinatura da Cooperação aconteceu ontem, 23, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia e contou com a presença do deputado estadual Valcenôr Braz, além de representantes da FIEG, sindicatos das Indústrias e SENAI.
O objetivo é a implementação de atividades de promoção do financiamento verde, por meio do Programa Regional de Seguro de Eficiência Energética e Gerenciamento de Risco em Goiás. O programa envolverá recursos no montante de R$ 1,4 milhões para a contratação de consultorias em diferentes áreas.
Trata-se do desenvolvimento de um seguro de eficiência com economia energética que garante até 100% de retorno dos investimentos realizados e terá foco em tecnologias relacionadas a caldeiras, ar condicionado, motores, compressores, refrigeração, iluminação, fornos, substituição de combustíveis entre outros. O deputado Valcenôr Braz, reforça que o programa contribuirá no aumento da competitividade das microempresas e empresas de pequeno porte, bem como de produtores rurais ao apoiar a produção de energia com menor custo atendendo especialmente os setores de serviços (hospitais, salões de beleza, hotéis), a indústria de alimentos (laticínios, panificação, carnes, vegetais e grãos) e agronegócio.
O financiamento dos projetos, disponibilizado pela GoiásFomento, tem por objetivo implantar sistemas de energia limpa e eficiente no Brasil como alternativa para reduzir custos e impactos no meio ambiente. O BID é o agente que facilita a obtenção de financiamentos e empréstimos.