O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, afirmou que a modernização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) era necessária e veio para ajudar o País a se recuperar da crise econômica. Ele palestrou nesse sábado (2) na Câmara de Vereadores de Santa Bárbara do Sul (RS), explicando a empresários e autoridades da cidade as mudanças na legislação trabalhista que entraram em vigor no dia 11 de novembro.
“A modernização da CLT dá mais confiança, segurança jurídica e incremento de produtividade. Ela estimula os investimentos, com aumento da competitividade, para o Brasil sair desse período de dificuldades, que inclusive já está ficando para trás”, explicou.
Ronaldo Nogueira salientou que a CLT, de 1943, cumpriu seu papel, mas agora o país precisa se adaptar às mudanças da sociedade e das relações de trabalho para fazer frente às demandas do século 21. Isso é possível, segundo ele, porque a modernização da lei consolida direitos dos trabalhadores e traz segurança jurídica às relações entre empregados e empregadores, contribuindo para a geração de empregos.
“A modernização incentiva empresas e trabalhadores a encontrarem soluções dialogadas, mutuamente benéficas. Isso contribui para a competitividade das empresas e, assim, da economia como um todo”, disse o ministro.
Ronaldo Nogueira lembrou que a modernização já elevou a confiança do mercado, com impactos positivos em diversos setores, que estão voltando a contratar. “Em 2017, já tivemos oito meses com números positivos no saldo de empregos. O Brasil que perdia uma média de 100 mil postos por mês já está gerando 30 mil postos por mês”, relatou.
O evento foi promovido pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Santa Bárbara do Sul e pela Associação Comercial e Industrial do município (Acisa). Segundo o ministro, encontros assim são importantes para ampliar o conhecimento da comunidade sobre o tema “por meio de um diálogo simples e objetivo”.
Fonte: MTE