Oficinas, encontros de discussão, moda, urbanismo e dança. Seguindo com as ações na praça do Centro Cultural Martim Cererê, o projeto Casa Fora de Casa promove durante todo o sábado, 13 de agosto, diferentes atividades com o objetivo de discutir a ocupação de espaços verdes do Setor Sul, em Goiânia. Dessa vez, o público é convidado para uma grande confraternização com o projeto Por Acaso Tardes de Improviso, ação artística de improviso de danças e músicas realizado desde 2012 pelos grupos anfitriões e provocadores ¿por quá? e Vida Seca.
O Casa Fora de Casa é estruturado basicamente em dois eixos de ação. A proposta é dividir o projeto entre os encontros com a comunidade em quatros pontos da trama de áreas verdes do Setor Sul e as atividades paralelas no Coletivo Centopeia. Nas áreas verdes, os encontros obedecem a seguinte sequência: atividades para o reconhecimento das áreas e das pessoas, brainstorming de ideias para construir uma visão coletiva de futuro para esses espaços públicos, oficinas artísticas para a execução de ideias, festas para celebração do trabalho realizado e por fim, avaliação qualitativa de tudo o que for produzido.
Para este encontro, oficinas de aproveitamento de tecido, lixo ritmado, arte urbana com papel, mobiliário urbano temporário e mapeamento de rotas e sinalização promovem a ocupação da Praça do Centro Cultural Martim Cererê. “O Setor Sul foi pensado para ser um bairro-jardim, com as suas extensas áreas verdes sendo o espaço vital, de encontro e deslocação. No entanto, muitas dessas áreas encontram-se abandonadas e marginalizadas”, reitera o coordenador do projeto, André Gonçalves.
Confira a programação completa:
9H ÀS 18H – REVESTIR – APROVEITAMENTO DE TECIDO – Casulo Moda Coletiva
A oficina tem o intuito de reaproveitar tecidos descartados nas confecções goianas para desenvolver instalações lúdicas (funcionais ou não) destinadas aos usuários das praças e transeuntes da região. REvestir a praça com novas cores e texturas. De forma interativa o grupo fará um reconhecimento da área e uma discussões a respeito dos “acertos” e das “oportunidades de melhoria” do lugar, posteriormente serão levantadas algumas proposta de soluções rápidas e o desafio é resolver tudo em grupo, colocando a mão na massa e a criatividade em prática.
9H ÀS 12H – LIXO RITMADO – Vida Seca
A oficina Lixo Ritmado possibilita aos participantes vivenciar uma experiência nova e instigante. Partindo de materiais descartados pela sociedade, como diversos tipos de lixo e sucata, propõe-se às pessoas reinventar o significado destes objetos através da música.
9H ÀS 18H – ARTE URBANA COM PAPEL – Laila Loddi
A oficina “Arte Urbana com Papel” propõe a experimentação do papel na criação de texturas, formas e volumetrias aplicadas em instalações artísticas e ações urbanas. O papel, em seus diferentes tipos, formatos e gramaturas, é um material leve, acessível e flexível, cuja transformação de folha em forma tridimensional configura possibilidades de criação infinitas. A oficina apresentará uma pesquisa de instalações artísticas com papel, discutindo o estado da arte e transmitindo técnicas de dobra e corte em exercícios práticos de métodos de vincar, manipular e moldar papel.
9H ÀS 18H – MOBILIÁRIO URBANO TEMPORÁRIO – Fernanda Tosta
A proposta da Oficina de Mobiliário Urbano é aprender técnicas de criação e construção para fabricação em madeira de mobiliário urbano temporário e despertar o olhar pela apropriação do espaço verde disponível nas praças. Por meio de ferramentas manuais de corte e fixação a construção das peças será feita de forma coletiva e orientada pela Designer e professora de Marcenaria Fernanda Tosta.
9H ÀS 18H – MAPEAMENTO DE ROTAS E SINALIZAÇÃO – Gabriela Silveira
Oficina que visa catalogar rotas no bairro que são amigáveis para circulação a pé e de bicicleta, além de localizar pontos em que deve haver sinalização sobre essas rotas, orientação sobre espaços públicos existentes, pontos importantes e conhecidos e tempo estimado para percorrer cada rota.
18H ÀS 21H – POR ACASO_tardes de improviso (Celebração-Arte: casAcorpO + ¿por quá? + Vida Seca)
O POR ACASO é uma ação artística de improviso de danças e músicas realizado desde 2012 pelos grupos anfitriões e provocadores: ¿por quá? e Vida Seca. Após um dia recheado de oficinas, todos estão convidados a improvisarmos e nos encontrarmos em uma intervenção urbana aberta, democrática e seriamente celebrativa.