GovernoServiços

Empresas concessionárias do município de Goiânia terão que abrir as “caixas-pretas”

Projeto de Andrey Azeredo (MDB) é aprovado em segunda votação e permitirá fiscalização mais eficiente dos serviços oferecidos à população.

Só se ministra uma medicação depois que a enfermidade é corretamente diagnosticada. Na Capital, será possível alavancar a qualidade de determinados serviços oferecidos à população, como fornecimento de água e o transporte coletivo, depois do acesso aos dados reais das empresas que são concessionárias do município de Goiânia, como Saneago, Comurg e Metrobus, entre outras.

Por isso a importância do projeto – aprovado por unanimidade nesta terça-feira (2) em segunda votação – do vereador Andrey Azeredo (MDB) que determina à Agência de Regulação de Goiânia (ARG) que, nos meses de junho e dezembro de cada ano, apresente no plenário da Câmara os relatórios daquelas empresas com planilhas detalhadas de custos, metas, cronograma de investimentos, grau de satisfação e os demais dados que permitam aos vereadores conferir a qualidade do serviço e também cobrar e fiscalizar com mais rigor.

“Já é obrigação da ARG fiscalizar as concessões. Agora, passa a ter o dever de informar a nós, vereadores, para que tenhamos todas as condições de, aqui na Câmara, também acompanhar e fiscalizar o trabalho destas empresas. E, inclusive, discutir melhorias em tempo hábil, e não apenas na época em que se reajusta a tarifa do transporte coletivo”, explica Andrey. O projeto segue agora para sanção do prefeito Iris Rezende.

Para o vereador, a aprovação deste projeto é sinônimo de “mais transparência” no trato da coisa pública. Com fiscalização mais efetiva do poder público – neste caso, também via Câmara Municipal – e abrindo a “caixa preta das empresas concessionárias”, será possível exercer melhor a fiscalização, apontando desvios, propor mudanças e melhorias. “O serviço prestado por essas empresas nada mais é que extensão do Estado e do município que estão lá prestando esse serviço, possa ser entregue com qualidade a tempo e a hora, com eficiência e pontualidade, como deve ser”, enfatiza.

Botão Voltar ao topo