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Portal Expresso registra mais de 55 milhões de acessos em 2024

Portal Expresso registra mais de 55 milhões de acessos em 2024

A busca pelos serviços digitais do Governo de Goiás teve um aumento de 70% em 2024, comparado ao ano anterior, com um total de 55.432.600 acessos. Esse crescimento reflete a consolidação do estado como líder em digitalização pública no país, de acordo com o Índice da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), que avaliou os serviços públicos digitais.

A plataforma Expresso, criada a partir de uma parceria entre a Secretaria-Geral de Governo (SGG) e a Secretaria de Estado da Administração (Sead), foi lançada em 2021 com o objetivo de proporcionar um atendimento público mais acessível e eficiente. Por meio do Portal Expresso e do aplicativo Expresso Goiás, são oferecidos 117 serviços totalmente digitais, permitindo que os cidadãos resolvam diversas questões sem precisar se deslocar até uma unidade do Governo. Os serviços estão disponíveis online, acessíveis de qualquer lugar.

Dentre os 117 serviços, destacam-se: consulta de informações sobre veículos e condutores, agendamento de atendimentos em unidades Vapt Vupt, solicitação de documentos como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), registro de ocorrências na Delegacia Virtual, entre outros serviços de utilidade pública.

“O grande avanço na digitalização dos serviços públicos, que nos colocou na liderança do país, é fruto de um trabalho contínuo desde 2019. Hoje, o cidadão de Goiás tem acesso a todos os serviços do Estado diretamente do seu celular”, afirma o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

O secretário da Administração, Alan Tavares, ressalta que a digitalização de serviços também exige uma mudança cultural, com a simplificação dos processos e a adesão da população ao atendimento online. O sucesso do portal reflete essa mudança, com muitos cidadãos preferindo a conveniência dos serviços digitais em vez do atendimento presencial.

Como acessar os serviços

Os usuários podem acessar os serviços de duas maneiras: por meio de login, utilizando credenciais do GOV.BR para serviços que exigem dados protegidos, ou sem login, para serviços mais simples. Além disso, o aplicativo Expresso Goiás oferece acesso a 25 dos serviços disponíveis no portal.

“O Governo de Goiás tem demonstrado que a inovação na gestão pública não é apenas uma tendência, mas uma prática essencial para modernizar os serviços, tornando-os mais rápidos e acessíveis ao cidadão”, complementa o secretário Alan Tavares.

Apoio à transformação digital

Para auxiliar na transição digital, a Sead conta com a Superintendência de Transformação Pública, que orienta as unidades governamentais na digitalização de seus serviços. O objetivo é continuar ampliando a oferta de serviços online à medida que os processos internos são modernizados.

A plataforma Expresso começou a ser planejada em 2019 e, desde seu lançamento em 2021, tem expandido seus serviços, passando de 70 para 117 até o final de 2024. Essa expansão é resultado do esforço conjunto de diversos órgãos do governo, que têm trabalhado para simplificar os processos e garantir a melhoria do atendimento ao público.

“Esses avanços são fruto do esforço de todas as áreas para transformar e modernizar seus processos, permitindo que os cidadãos resolvam suas demandas sem intermediários”, afirma Lara Garcia, subsecretária de Inovação da Gestão e dos Serviços Públicos da Sead. Ela também destaca que mais serviços serão incluídos na plataforma conforme os processos de simplificação forem concluídos.

Fotos: Sead e Secom

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