Fica 2026 homenageia artistas que levam a cultura goiana ao cenário nacional e internacional

Legenda: Dalton Paula é reconhecido internacionalmente por obras que abordam memória, ancestralidade e representatividade negra.

Fica 2026 homenageia artistas que levam a cultura goiana ao cenário nacional e internacional

Festival reconhece as trajetórias de Dalton Paula, Paulo Coelho Nunes (in memoriam) e Filipe Bragança por suas contribuições às artes, ao cinema e à dramaturgia

A 27ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2026), promovida pelo Governo de Goiás, prestará homenagem a três nomes que se destacam pela contribuição ao fortalecimento da cultura goiana dentro e fora do país. Nesta edição, o reconhecimento será dedicado ao artista visual Dalton Paula, ao cineasta e pesquisador Paulo Coelho Nunes (in memoriam) e ao ator Filipe Bragança. O evento acontece entre os dias 16 e 21 de junho, na cidade de Goiás.

Segundo a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a iniciativa reafirma o compromisso do festival em valorizar profissionais que contribuem para preservar e divulgar a produção cultural do estado. Para ela, os homenageados representam diferentes gerações e expressões artísticas, mas compartilham a capacidade de transformar referências locais em obras de alcance universal.

Reconhecido internacionalmente, Dalton Paula desenvolve um trabalho voltado à valorização da memória, da ancestralidade e da identidade negra. Embora tenha nascido em Brasília, construiu sua trajetória artística em Goiás, onde consolidou uma produção que reúne pintura, fotografia, instalações e vídeo-performance.

Em parceria com a cineasta Ceiça Ferreira, criou em 2021 o espaço Sertão Negro, iniciativa instalada no Centro-Oeste que une práticas artísticas, ações comunitárias, agroecologia e bioarquitetura. Sua carreira ganhou projeção mundial com a participação na Bienal de Veneza de 2024, além da conquista de importantes premiações, como o Chanel Next Prize e o Soros Arts Fellowship. Atualmente, suas obras integram coleções de instituições renomadas, entre elas o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e a Pinacoteca de São Paulo.

Outra homenagem será dedicada, de forma póstuma, ao cineasta e pesquisador Paulo Coelho Nunes, considerado um dos principais incentivadores da animação em Goiás. Natural de Ceres, ele dedicou sua carreira ao fortalecimento do audiovisual goiano, formando-se em Publicidade e Propaganda pela Universidade Cambury e em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Além da atuação como realizador audiovisual, Paulo também desenvolveu pesquisas acadêmicas sobre animação no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (UFG). Entre suas principais contribuições está a criação do Dia Internacional da Animação em Goiânia, iniciativa que se tornou referência na difusão do gênero no estado. Falecido em março de 2026, deixou um importante legado para o cinema independente goiano.

Representando a nova geração de artistas ligados a Goiás, Filipe Bragança também será homenageado durante o festival. Ator, cantor e dublador, ele conquistou reconhecimento nacional ao participar de novelas como Órfãos da Terra, Chiquititas e Elas por Elas, além de integrar produções como Dom, Justiça 2, Betinho: No Fio da Navalha, Só Se For por Amor e Últimas Férias.

Em 2026, o artista estreou como protagonista de novela em Coração Acelerado, ampliando sua trajetória na televisão. No cinema, interpretou Sidney Magal no filme Meu Sangue Ferve por Você e protagonizou 100 Dias, longa inspirado na história do navegador Amyr Klink. Nos palcos, foi premiado como Ator Revelação pelos prêmios Bibi Ferreira e BroadwayWorld Brasil por sua atuação no musical Les Misérables.

Programação une cinema, cultura e sustentabilidade

Com o tema “Água e Clima no Brasil das Nascentes”, o Fica 2026 oferece uma programação gratuita voltada à discussão sobre preservação ambiental, patrimônio cultural e desenvolvimento sustentável. A agenda inclui mostras competitivas de cinema, oficinas, exposições, mesas de debate, atividades educativas, ações ambientais e apresentações culturais.

O festival é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), através da Fundação RTVE.

A organização conta ainda com a participação das secretarias estaduais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Saúde (SES), Esporte e Lazer (Seel), Educação (Seduc), Economia, Desenvolvimento Social (Seds) e Retomada, além do Goiás Social, Saneago, Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, Polícia Militar de Goiás, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Prefeitura de Goiás.

Foto: Divulgação/Secult Goiás