Governo de Goiás registra 64 transplantes em maio com alta nas doações de órgãos
Estado contabilizou 17 doações efetivas no mês, aumento de 240% em relação a maio de 2025; hospitais estaduais responderam por 76,5% das captações.
O Governo de Goiás realizou 64 transplantes em maio de 2026, graças a 17 doações efetivas de órgãos e tecidos, número 240% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado. Desse total, 13 doações ocorreram em hospitais estaduais, responsáveis por 76,5% das captações.
No período, foram disponibilizados 25 rins, 10 fígados, quatro corações, um pâncreas e 24 córneas. Entre janeiro e maio, o Estado somou 49 doações efetivas, crescimento de 26% em comparação com 2025.
Segundo a Central Estadual de Transplantes (CET), o resultado reflete o fortalecimento da rede de saúde e a maior conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos.
Um dos casos que marcou o mês foi o de um adolescente de 17 anos atendido no Hospital Estadual de Urgências de Goiás (Hugo). A autorização da família para a doação permitiu que outras pessoas recebessem uma nova oportunidade de vida.
A CET reforça que a doação depende da autorização familiar e orienta que o desejo de ser doador seja comunicado aos parentes.
Foto: SES